12 de novembro de 2013

Eleição de dirigentes fortalece apoiadores de Cid Gomes no PT

Com a eleição de Diassis para o comando do partido no Ceará Guimarães assume o controle sobre a legenda, e fortalece tese de apoio a Cid Gomes - foto divulgação
O Processo de Eleição Direta (PED) do PT deu a vitória de Elmano de Freitas na presidência do partido em Fortaleza e de Diassis Diniz no diretório do Ceará. A votação, que ocorreu no último domingo e teve apuração encerrada na noite de ontem, confirma saída do grupo da ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, do comando da legenda e amplia espaço de corrente petista que defende aliança com Cid Gomes (Pros) em 2014. 

Ao fechamento das urnas, Elmano alcançou 60,84% dos eleitores do PT fortalezense. Até o início da noite de ontem, Diassis Diniz somava 75% dos votos dos petistas em todo o Estado. Balanço oficial do PED será anunciado em coletiva de imprensa na sede do partido, às 9 horas de hoje. A posse dos novos dirigentes está marcada para 10 de dezembro.

Atual presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine-IDT), Diassis Diniz já assume com discurso de “descentralizar” comando do PT – em crítica velada à sua antecessora no cargo, Luizianne Lins. A vitória de Diassis devolve ainda domínio da Democracia Radical, grupo liderado pelo deputado federal José Guimarães, na presidência do PT do Ceará.

No bojo da disputa, implicações que definem os rumos do petismo em 2014. Enquanto grupo de Luizianne defende que o partido corte relações com Cid Gomes e lance candidatura própria ao Governo do Estado, corrente de Guimarães apoia indicação do governador em prol da reeleição de Dilma Rousseff (PT) à Presidência. Com ampla vitória do segundo grupo, opinião da ex-prefeita vira voz isolada no partido.

Se sai enfraquecida no âmbito estadual, a ex-prefeita ao menos conserva sob sua influência as rédeas do partido em Fortaleza. A vitória de Elmano de Freitas, aliado próximo de Luizianne e candidato apoiado pela ex-prefeita em sua sucessão em 2012, garante permanência da tese de oposição ao prefeito Roberto Cláudio (Pros) no partido.

Polêmicas

Apesar de predominantemente tranquilo, o PED no Ceará foi marcado por polêmicas e trocas de críticas entre lideranças da legenda. No dia da votação, Guimarães chegou a acusar Luizianne Lins de deixar o partido “moribundo” e de “pernas pro ar”.

“O PT não está funcionando. (...) Precisa de uma revolução interna”, disse. Em resposta, a ex-prefeita exaltou crescimento do PT na última eleição e chamou outras candidaturas de “capachos” de Cid Gomes.

Vale lembrar, no entanto, que a própria Luizianne contou com apoio decisivo do grupo de Guimarães para chegar ao comando do PT em 2007. Na época, a ex-prefeita e o deputado se uniram contra corrente liderada pelo ex-prefeito de Quixadá, Ilário Marques. A situação acabou se invertendo este ano, com Ilário e Guimarães se unindo contra o grupo de Luizianne.

Saiba mais

Processo de eleição petista também foi marcado por uma série de denúncias de uso da máquina pública, compra de votos, cooptação e abuso de poder econômico em benefício de determinadas candidaturas.

Pouco mais de uma semana antes da votação, aliados de Luizianne Lins acusaram secretários de Prefeituras de estarem oferecendo cargos para filiados do partido votarem contra a chapa de Guilherme Sampaio, candidato apoiado pela ex-prefeita de Fortaleza. A corrente Democracia Socialista (DS), divulgou áudio – sem veracidade comprovada – no qual homem afirma para interlocutora que há possibilidade de emprego “na prefeitura” para quem estiver ao lado de Diassis no PT.

Durante último debate para direção do PT estadual, quase há agressão física entre militantes do partido.

No dia da eleição, o deputado federal Eudes Xavier fez novas denúncias ao processo. Segundo ele, casos de uso da máquina teriam sido denunciados nos municípios de Acaraú, Baturité e Jaguaribara.

Eudes lamentou em especial o caso de Baturité. “Em Baturité, houve registro de uso de carros alugados pela Prefeitura. Isso em uma cidade que está passando por uma grave crise financeira”.

Nem Luizianne nem Guimarães comentaram as denúncias: “Isso tem que ser visto. Se for confirmado, é muito grave e errado”, disse a ex-prefeita de Fortaleza.

A nova cara do PT cearense

Presidente eleito: Diassis Diniz: 14.956;
Guilherme Sampaio: 3.554;
José Maria Castro: 1.383;
Antônio Ibiapino: 315;
Eudes Baima: 194.

De quem é aliado: é integrante da Democracia Radical, grupo liderado pelo deputado federal José Guimarães e do deputado estadual Dedé Teixeira

Como influencia 2014: Domínio da corrente de Guimarães amplia força da tese de apoio irrestrito ao candidato indicado pelo governador Cid Gomes na eleição de 2014.
Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.