20 de novembro de 2013

Companhia Carroça de Mamulengos se apresenta em Altaneira

Cena do espetáculo Felina na Praça Manoel Pinheiro de Almeida - foto João Alves
A Companhia Carroça de Mamulengo, trupe formada por uma família de brincantes, atores, músicos, bonequeiros, contadores de histórias e palhaços se apresentou, pela primeira vez, em Altaneira. Originalmente formada pelos irmãos Maria, Antônio, Francisco, João, Pedro, Matheus, Luzia e Isabel, e seus pais Carlos Gomide e Schirley França, a companhia divide a cena com Elen Carvalho e Idalia Campos e os músicos Beto Lemos e Ana Rosa Guedes. 

Com o tempo de estrada, a companhia mostra o amadurecimento artístico dos filhos, que agora também contam e criam suas histórias: engraçadas, poéticas e singelas. A força motriz da companhia é a memória e os filhos dão continuidade ao caminho trilhado por seus pais.

O grupo é plural, cada filho se apegou em um potencial artístico. Eles trabalham bebendo das diversas manifestações populares, mas isso não impede que o ultrapassem fronteiras. “Na cultura popular brasileira, quanto mais a gente mergulha, mais a gente atravessa o oceano. Com os reisados, eu chego em Portugal, com o tambor de crioula, eu chego à África. O Carroça trabalha com linguagens da memória popular, rompe séculos e países”, explica Maria Gomide, filha mais velha do casal precursor.

Em Altaneira, a trupe que há 35 anos viaja o Brasil, apresentando a sua arte encenação da peça Felinda ao ar livre na Praça Manoel Pinheiro de Almeida, que recebeu um grande público. Felinda é uma mulher nem feia nem linda, que foge de casa com o sonho de trabalhar no circo. Entretanto, ela não é artista, por isso não consegue entrar para a trupe. Sozinha e desorientada, ela se perde no meio do caminho, mas suas lembranças circenses dão forças para que ela não desista de sua jornada.

Além dos espetáculos, a companhia, ministrou oficinas artísticas e circulou em pernas de pau pelas principais ruas da cidade, produziu filmes. Foram quase oito mil quilômetros rodados no Ceará.

O grupo possui um ônibus para viajar de maneira independente e espaço para apresentação não é problema. “A gente apresenta em vários espaços. Nossos trabalhos são construídos para todas as idades e a rua é o local onde a gente atende todas as pessoas”, disse Maria.

A Secretária Municipal de Cultura, Esportes e Turismo disse receber a Companhia Carroça de Mamulengo e o espetáculo Felinda foi um presente e que Altaneira estará sempre aberta para novos desafios.

Mais uma vez o garoto Beleza, João Alves, registrou tudo, confira outras fotos:





















Um comentário:

  1. que coisa boa, sou muito fã dessa companhia, tive o prazer de assistilos aqui em sampa no sesc belenzinho, nessa oportunidade matei um pouco da saudade do cariri, ja que eles são de juazeiro. Uma grande trupe, com as raizes fincadas no teatro popular.

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.