23 de janeiro de 2016

Plano Estadual de Enfrentamento ao Mosquito Aedes aegypti é lançado no Cariri

O governador Camilo prometeu rodar o Ceará para ajudar na mobilização (Foto: João Alves)
A campanha contra o mosquito Aedes aegypti já começou no Cariri. Após o lançamento do Plano Estadual de Enfrentamento ao Mosquito Aedes aegypti, ontem (22/01), no Centro de Convenções, no município do Crato, o governador Camilo Santana e o ministro da Saúde, Marcelo Castro, saíram a campo na batalha contra o inseto vetor da dengue, chikungunya e zika. “Eu vou rodar o Ceará para ajudar na mobilização. Só é possível com o engajamento de todos. Essa luta ultrapassa questões políticas, partidárias. É uma questão de estado todos participarem dessa mobilização”, reforçou Camilo.


A caminhada começou na rua São Pedro, no bairro Salesiano, em Juazeiro do Norte. A primeira casa visitada foi da aposentada Carmelina Roberto da Silva, 72 anos. "Sempre tenho o maior cuidado do mundo. Achei ótimo eles virem. Aqui a gente recebe todo mundo muito bem. Essa ação é muito importante para todos nós e muito necessária. Dono da casa é quem começa a combater o mosquito", decretou.

“A única arma que nós temos no momento é o combate ao mosquito. A arma mais eficiente. Toda a ação de cada brasileiro é não deixar o mosquito nascer, destruindo os seus criadouros”, disse o governador à moradora.

O Plano Estadual de Enfrentamento ao Mosquito Aedes aegypti foi lançado no dia 21 de dezembro passado, em Fortaleza. Na ocasião, foi criado o Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue. Formado por gestores e técnicos de diversas secretarias e órgãos, o Comitê já se reuniu várias vezes, desde a sua criação. Decreto do governador Camilo Santana criou ainda as brigadas para combater o mosquito a partir dos próprios órgãos públicos. Além disso, os integrantes do comitê realizaram ações e conscientização nas secretarias para os servidores.

A manhã começou agitada no Cariri, com a mobilização para o lançamento do Plano Estadual de Enfrentamento ao Mosquito Aedes aegypti na região, apresentado pelo governador. “A liderança do prefeito, do secretário de saúde e a necessidade envolver outras secretarias são fundamentais para atingirmos nosso objetivo nos municípios", disse o governador.

O secretário da Saúde, Henrique Javi, reforçou ao público que lotou o auditório do Centro de Convenções do Cariri, no Crato, a responsabilidade de todos no combate ao mosquito.

"Nós precisamos muito da ajuda de todos vocês para realizar o controle mecânico do Aedes. Temos que dividir essa tarefa e assumir responsabilidades", citou.

Na sequência, o coordenador-geral de controle da dengue do Ministério da Saúde, Giovani Coelho, também realizou uma apresentação sobre a microcefalia. Entre outras informações, mostrou a situação dos municípios brasileiros, principalmente do Nordeste, com relação à infestação do mosquito.

"Para o enfrentamento ao mosquito nós precisamos se audaciosos. Temos que ter a ousadia de reduzir os índices de infestação a menos de 1%. Isso é possível ser feito se tivermos a participação da população, dos agentes de saúde e outros setores do município para visitar os imóveis", disse Giovani, que concluiu: "O Brasil já teve sucesso antes na erradicação do Aedes aegypt. Podemos ter novamente".

O Comitê tem a finalidade de propor, articular, coordenar e avaliar ações destinadas ao controle do vetor, reduzir a incidência das doenças e seus efeitos. O grupo intersetorial vai ainda auxiliar a pesquisa relacionada às ações de vigilância, prevenção, atenção à saúde e controle dessas doenças.

O Governo do Estado tem reunido gestores, coordenadores e técnicos para nivelar informações, por determinação do governador Camilo Santana, que provocou um encontro dos governadores com a presidente Dilma, no início de dezembro, após pedir apoio ao Governo Federal no combate ao inseto. A ação preventiva tornou-se mais urgente depois que a zika, transmitida pelo Aedes aegypti, teve relação confirmada pelo Ministério da Saúde com a microcefalia, malformação congênita que afeta o desenvolvimento das crianças.

O prefeito de Altaneira Delvamberto Soares (PDT) e a secretária municipal de Saúde, Ivana Alcântara, participaram do lançamento do plano.

Com informações Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.