22 de janeiro de 2016

Após prognóstico pessimista da FUNCEME chove em quase todo o Ceará

Chuvas e nevoeiro em Altaneira (Foto: Junior Carvalho)
As precipitações de chuva apresentada nas últimas 24 horas foram as maiores deste ano no Ceará e em Fortaleza, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). No Estado, foram registradas chuvas em 146 municípios e a média estadual diária atingiu os 28,9mm.


No boletim da última terça-feira (19), a chuva foi mais generalizada, chegando a banhar 167 cidades, mas com menor intensidade menor, com média diária de 19,5mm para todo o Ceará.

No ranking das maiores chuvas registradas ontem (21), por municípios, os índices mais elevados foram registrados em Crateús (166mm), Amontada (155mm), Trairi (150mm), Granja (116,7mm), Amontada (115mm) e Fortaleza (95mm). Em Altaneira, a chuva foi de apenas 28mm, a maior registrada neste ano na cidade foi no dia 14 de 48mm.

Segundo a Funceme, as precipitações foram causadas pela atuação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis que traz condições favoráveis às chuvas desde o início da semana. Os meteorologistas frisam que esse sistema é típico da pré-estação chuvosa (dezembro e janeiro) e que as boas precipitações desta quinta-feira não têm influência na quadra chuvosa oficial do Ceará (entre fevereiro e maio).

Vale lembrar que na última quarta-feira (20/01) a Funceme divulgou previsão climática apontando probabilidade de 65% para chuvas abaixo da média entre fevereiro e abril de 2016. As chances de chover em torno da média são de 25% e há 10% de probabilidade de chover acima da média no próximo trimestre.


Até sábado (23), a previsão da Funceme é de permanência da atuação do Vórtice Ciclônico, trazendo chuvas para todas as regiões do Ceará.

Com informações Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.