17 de julho de 2018

Memórias sobre um Camponês Sem Terra, a história de Sebastião Soares

Senhorinha Soares apresenta seu livro na cidade de Crato (Foto: Claudia Regina)

Foi lançado na noite de ontem (16/07) na cidade de Crato o livro “Memórias sobre um Camponês Sem Terra”, que conta a história de Sebastião Soares da Silva, cratense, filho mais velho de Francisco Soares da Silva e Mariana Eufrásia de Jesus. No ato de lançamento a autora Senhorinha Soares da Silva fez um relato de seu trabalho, as viagens de campo para coleta de informações e o todo esforço desenvolvido para a publicação do livro.

Senhorinha é filha de Sebastião Soares e narra a história de seu pai que aos 23 de idade casou-se com a agricultora Regina Soares de Oliveira, com que teve 9 filhos sendo quatro homens e cinco mulheres.

Nascido em 18 de novembro de 1917, no Sítio Barreiras em Crato, aos 30 anos Sebastião, deixou a Fazenda Serra Verde em Caririaçu e fixou residência no Sítio Poças, propriedade seu irmão Joaquim Soares, nas proximidades da antiga Vila Santa Tereza, dois anos depois foi residir no Sítio Formiga em Assaré.

Senhorinha relata que seu pai foi um dos mais engajados na construção da Igreja de Santa Tereza D´Ávila no final da década de 40 em Altaneira.

Além de Crato, Caririaçu e Altaneira, Sebastião Soares residiu em Assaré, Cariús, Iguatu e Fortaleza, dentre outros.

O livro de Senhorinha é dividido em seis capítulos, o primeiro traz a história da Família com a prole e descendência de Sebastião e Regina Soares, o segundo trata das migrações de Sebastião e família, o terceiro é sobre a educação e a cultura, o quarto aborda o engajamento social de Sebastião nos movimentos religiosos e organização sindical, o quinto lembra o papel da esposa Regina Soares e último capítulo relata o caminho de cidadania construído pelos filhos de Sebastião Soares.

Prestigiaram o eventos filhos, netos, sobrinhos e primos do homenageado, além de pessoas da comunidade do Bairro Novo Crato, na cidade do Crato, dentre eles o vereador Raimundo Soares, popularmente conhecido por Guri.

Pedro Soares irmão de Sebastião Soares fez um depoimento emocionado relatando a convivência com os irmãos e a dureza como foram criados, mas ressaltou que a honestidade era a grande dos filhos de Francisco Soares da Silva e Mariana Eufrásia de Jesus.

Senhorinha comunicou ao final que pretende visitar as diversas cidades por onde se fixou as várias ramificações da família para entrega dos livros.

Confira outra imagens do evento:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.