16 de julho de 2018

Cariri é alvo de investida de pré-candidatos


Região natal de Camilo Santana (PT), o Cariri será palco de intenso vai e vem de pré-candidatos ao governo do Ceará nesta semana. A movimentação ocorre sobretudo por ocasião da Expocrato – feira agropecuária e cultural aberta neste fim de semana no Crato –, que atrai olhos da população do Estado para a região.

Conduzida pelos dois candidatos de maior bloco político do Ceará, Camilo Santana e General Theophilo (PSDB), a agenda tem grande carga simbólica. Além de ser o berço político do atual governador, é em Barbalha que o PSDB mantém hoje sua maior administração no Estado, com o prefeito do município, Argemiro Sampaio.

Eleito em 2016 pela oposição, o tucano chegou ao cargo em disputa com o ex-secretário-adjunto do gabinete do governador e concunhado da Camilo, Fernando Santana (PT). Apadrinhado pelo governador, Santana perdeu a eleição em embate acirrado, por diferença de apenas 178 votos. A expectativa é que a rivalidade entre PT e PSDB na região se repita mais uma vez na eleição deste ano.

Além do peso simbólico, há ainda expressiva importância eleitoral na região, que concentrava em 2014 cerca de 394 mil eleitores só na chamada Região Metropolitana do Cariri (RMC), formada por nove municípios. Em Fortaleza, existiam em 2014 1,6 milhões de eleitores.

Entre municípios da RMC, se destacam os relevantes colégios eleitorais de Juazeiro do Norte (147,6 mil), Crato (87,6 mil), Barbalha (41,7 mil) e Missão Velha (28,1 mil).

Já para a noite desta terça-feira, está agendada passagem do pré-candidato do PSDB ao governo, general Theophilo, pela Expocrato. Pretendendo ficar pela cidade até a quarta-feira, ele será acompanhado pelo senador Tasso Jereissati (PSDB) e diversos pré-candidatos do PSDB, incluindo o empresário Luís Eduardo Girão (Pros), que disputa vaga no Senado Federal.

Theophilo abriu agenda de viagens ao Cariri já neste fim de semana, participando neste domingo de uma cerimônia religiosa em Barbalha. Nesta segunda, ele deverá cumprir agenda em Jucás. Também acompanha o candidato o deputado estadual Capitão Wagner (Pros) e o vice-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PSDB).

Tirando o último fim de semana para folga com a família, o governador Camilo Santana também fará passagem pela Expocrato. A assessoria de imprensa do petista ainda não confirma data exata para a visita, mas é provável que ela ocorra na próxima sexta-feira.

Não se sabe ainda, no entanto, quem deverá acompanhar o governador no evento. O presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira (MDB), também deve fazer passagem pelo evento.

Maior evento agropecuário do Ceará, a Expocrato segue no Parque de Exposições do Crato até 22 de julho. Além de leilão de animais e diversos negócios, o evento terá shows de artistas como Skank, Simone e Simaria, Gusttavo Lima, Marília Mendonça e Xand Avião.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.