6 de setembro de 2018

82 das 100 melhores escolas públicas do Brasil são do Ceará


O Ceará segue ocupando os melhores lugares entre as escolas públicas do Brasil no ensino fundamental. Manter boas posições no ranking, no entanto, é desafio conforme as séries vão avançando. Das 100 melhores instituições públicas de anos iniciais do Brasil, 82 estão no Ceará. O dado foi divulgado ontem (05/09) pela Secretaria da Educação do Estado (Seduc) e tem como base o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado na última segunda-feira (03/09).

O número representa ainda que, neste nível de ensino, 99,5% das instituições atingiram a meta preconizada pelo Ministério da Educação, colocando o Ceará com nota de 6,1, superior à meta para 2020.

Conforme os dados, Sobral é a cidade cearense com o melhor ensino fundamental. A média no município subiu de 8,8 em 2015 para 9,1.

Incluindo também o ensino médio, a nota subiu de 6,7 para 7,2. Os dados deixam a educação da Cidade com avaliação equivalente à de países desenvolvidos.

"Temos uma política de educação infantil forte. Conseguimos fazer, em cooperação com os municípios, a ampliação da oferta dos 4 e 5 anos, e a gente tem um trabalho de alfabetização na idade certa com o Paic, que está completando dez anos. Isso vem dando resultados importantes", cita Rogers Mendes, titular da Seduc.

Mesmo diante do crescimento, há desafios para manter os resultados à medida que os níveis de ensino vão avançando. Nos anos finais, por exemplo, a média do Estado é 4,9. Cinquenta e quatro escolas que ofertam do 6º ao 9º ano no Ceará estão entre as melhores do Brasil. Número é 46% maior que a última edição do teste, em 2015.

O ensino médio, no entanto, segue sendo o principal desafio. Com média de 3,8, o número ainda é 0,7 menor que a meta estabelecida.

Além disso, fatores como desigualdade de aprendizagem entre alunos   mais pobres e mais ricos também se acentuam, tirando o Ceará do 1º lugar do Brasil na menor desigualdade no ensino fundamental e caindo para 13º no ensino médio. Treze das 100 melhores escolas públicas que ofertam o ensino médio no País são do Ceará. O destaque é que nove delas são profissionalizantes escolas que não entraram para o cálculo da média.

Durante coletiva de imprensa, o secretário voltou a criticar a não inclusão dessas unidades no cálculo. Para ele, a nota dessas escolas poderia acrescentar até 0,2 à pontuação do Estado. "A justificativa é que, como nos Idebs anteriores essas escolas não participavam da amostra, para manter a comparabilidade resolveram retirar. Mas não é um argumento que aceitamos, porque o Ideb precisa representar o esforço de cada rede em melhorar o ensino médio".

Atualmente, o Ceará conta com mais de 650 escolas que ofertam ensino médio e 119 são de educação profissionalizante.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.