28 de setembro de 2019

Encontro de vereadores debate renovação política e fim de coligações

Reforma política, fiscalização e transparência foram outros temas que pautaram o encontro (Foto: Mauri Melo)
Reunidos no Encontro Nacional de Legislativos Municipais, vereadores demonstraram a preocupação com o impacto das novas leis eleitorais no processo político de 2020. No evento, realizado na manhã de ontem em Fortaleza, mais de 500 vereadores de 127 municípios de 16 estados debateram temas considerados relevantes como fiscalização e transparência, reforma política e participação da mulher na política.

O processo eleitoral do próximo ano será o primeiro sem coligações proporcionais. Na prática, a medida aprovada em 2017 põe fim à figura do "puxador de votos" e estimula legendas a caçar novas lideranças, trabalhá-las e inseri-las em campanha por vagas nos legislativos municipais. Também faz os partidos considerarem mais intensamente a possibilidade de candidaturas próprias. Isso porque os nomes lançados ao Executivo, se não puderem almejar a vitória, podem atrair votos para candidatos a vereador.

Subprocurador-geral da União dos Vereadores e Câmara do Ceará (UVC) e vereador do município de Acopiara, Will Almeida avalia que a mudança "fortalecerá os partidos".

"Muitos terão que migrar para determinados partidos para juntos atingirem o coeficiente eleitoral e terem chance de disputar uma cadeira nas câmaras municipais. Essa é a grande mudança e preocupação dos vereadores para entender bem essa situação", afirmou.

Presidente da UVC, Guto Mota reforça a importância da atualização constante dos vereadores no quanto ao atual momento político do Brasil.

"A classe política, em geral, recebe um descrédito da sociedade, mas somos a base e não podemos generalizar, existem muito mais casos de bons políticos. A gente está nessa missão de reunir vereadores e informá-los para que os eleitores se sintam melhor representados", destaca Mota, reforça a necessidade de "dialogar direto com a sociedade e mostrar que mudar a política, tem que ser pela política, renovando os quadros".

Para o presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), Gilson Conzatti — vereador por Iraí (DF) —, o momento é importante para que os vereadores fiquem mais bem informados. "Fizemos esse encontro para fortalecer o poder Legislativo, fazendo com que o vereador e a vereadora se capacitem cada vez mais para exercer cada vez mais suas funções", afirma.

O Presidente da Câmara de Altaneira, vereador Adeiton (PSD) e os vereadores Cier Bastos e Valmir Brasil participaram do encontro.

Com informações portal O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.