30 de setembro de 2019

Desenhos de altaneirense ilustrarão história em quadrinho do guerrilheiro Mariguella


Saiu nas páginas ilustrada e no portal da Folha de São Paulo na edição de sábado (28/09) que “Marighella é relembrado em filme, livros e HQ após 50 anos de sua morte”. A matéria é assinada pelo competente jornalista Bruno Molinero narra parte da história de Carlos Mariguella, muito conhecido por sua luta contra a Ditadura Militar.

A matéria lembra que Mariguella foi preso também na Ditadura Vargas, quando ainda era estudante e este é o passado que surge na história em quadrinhos Mariguella#Livre, baseado na obra Mario Magalhães, roteiro de Rogério Farias e desenhos de Ricardo Sousa.

Ricardo Sousa, popularmente conhecido em Altaneira por Ricardo de Netinha, tem se destacado no mercado paulista, com seu trabalho cada vez mais requisitado no ramo de quadrinhos. O seu personagem Zé Murai fez grande sucesso nas feiras paulistas e em todo o Brasil.  

Um resumo da História de Ricardo foi a postagem de nº 100 do Blog de Altaneira. Clique aqui e confira.

Zé Murai é um cangaceiro sobrevivente, que abandona as antigas tradições do cangaço e passa a viver um novo código de honra. Suas histórias se passam em um nordeste atemporal e são recheadas de intrigas, injustiças e muita violência. Nesse cenário árido, Zé tenta estabelecer a justiça, com suas próprias mãos. Essa primeira edição conta com a participação de diversos artistas, numa parceria com a Escola HQ em FOCO e o curso de Roteiro de Daniel Esteves.

Ricardo enviou mensagem a administração do Blog de Altaneira e pede a ajuda dos altaneirenses para que o projeto seja lançado uma vez que depende de financiamento coletivo.

Ricardo informa ainda que do total arrecado, 10% será doado pelos autores para a família de Carlos Marighella para a criação de uma fundação em seu nome. O objetivo dessa instituição é desempenhar ações no sentido de recuperar e preservar a memória de Marighella, de modo que o Brasil possa conhecer e refletir sobre uma parte importante de sua história.


Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.