1. DA COMPETIÇÃO
1.1. O Desafio 3 Horas MTB Altaneira é uma
competição promocional do ciclismo de montanha (MTB), realizada pela Associação
dos Ciclistas de Altaneira (ACICA) com apoio institucional do Governo Municipal
de Altaneira e patrocínio do grupo MegaSom.
1.2. A competição terá a forma de disputa
individual e por equipe.
1.3 O evento acontecerá no dia 30 de novembro de 2025 no Circuito 3 da Trilha Sítio Poças, no Município de Altaneira.
2. DOS PARTICIPANTES
2.1. Os ciclistas serão distribuídos em doze
categorias:
2.1.1. Juvenil: de 7 a 11 anos;
2.1.2. Junior: de 12 a 17 anos;
2.1.3. Sub 23: de 18 a 22 anos;
2.1.4. Sub 30: de 24 a 29 anos;
2.1.5. Sub 40:
de 30 a 39 anos;
2.1.6. Quarentões: de 40 a 49 anos;
2.1.7. Cinquentões: de 50 anos a 59 anos;
2.1.8. Veteranos: acima de 60 anos;
2.1.9. Feminina A: Até de 18 anos;
2.1.10. Feminina B: de 20 a 29 anos;
2.1.11. Feminina C: acima de 30 anos;
2.1.12. Peso Pesado: acima 18 anos e peso acima de
100 (cem) quilos.
2.2. Será considerada a idade do ciclista em 2025.
2.3. A categoria que não atingir o número mínimo de 5 (cinco) participantes será incorporada a categoria imediatamente anterior pelo critério de idade.
3. DAS EQUIPES
3.1. As equipes participantes poderão inscrever no
mínimo 5 (cinco) e no máximo 12 ciclistas e deverão usar camisas no mesmo
padrão.
3.2. A equipe ganhará uma cortesia de inscrição
para cada cinco atletas inscritos e devidamente confirmados até o dia 10 de
novembro de 2025.
3.3. O representante legal da equipe indicará o ciclista beneficiado com a cortesia.
4. DAS INSCRIÇÕES
4.1. As inscrições serão realizadas exclusivamente
através do portal da Cronos Cariri (http://cronoscariri.com.br) e mediante o
pagamento da taxa de R$ 120,00 (cento e vinte reais).
4.2. As inscrições serão encerradas às 22h. (vinte
duas horas) do dia 31 de outubro de 2025 ou ao atingir o limite de 120 (cento e
vinte) inscritos confirmados.
4.3. O pagamento das inscrições poderá ser feito,
até às 16h (dezesseis horas) do dia 10 de novembro, da seguinte forma:
4.3.1. Boleto bancário;
4.3.2. Depósito/Transferência para a C/C
9931862-8, Ag. 0001, Banco 336 (C6 Bank);
4.3.3. PIX: (88)988.065.741
5. DA PLACA DE NUMERAÇÃO
5.1. A placa de identificação do ciclista,
fornecida pela organização do evento, conterá nome e número do participante.
5.2. O numeral da placa do ciclista será o número
correspondente a sua posição na Classificação Geral no Desafio em 2024;
5.3. Os Campeões das edições anteriores do Desafio
usarão placas amarelas com o número 1 acrescido de hífen e o numeral
correspondente ao ano em que conquistou o título.
5.4. Os demais ciclistas usaram o numeral
correspondente a sua matrícula na ACICA.
5.4. A placa com o numeral do participante deverá
estar em local visível, fixado no guidom da bicicleta.
5.4. O ciclista que a alterar a numeração original, perder ou usar a placa em descordo com o item anterior, será desclassificado da prova.
6. DA ENTREGA DO MATERIAL
6.1. As placas de identificação, o dispositivo de
cronometragem e os brindes dos ciclistas serão entregues no dia 29 de novembro
de 2025, nos seguintes locais e horários:
6.1.1. das 8h às 12h no Hotel Brisa em Crato,
Ceará;
6.1.2. das 14h às 19h na Trilha Sítio Poças em Altaneira, Ceará.
7. DA SEGURANÇA
7.1. Será obrigatório o uso do capacete e
recomenda-se o uso de luvas e óculos.
7.2. É vedado o uso de fone de ouvido;
7.3. A bicicleta deverá estar em perfeitas
condições de uso;
7.3. Caberá ao Diretor de Prova a decisão se o
atleta participa ou não da prova, caso o mesmo não apresente condições mínimas
de segurança e/ou saúde.
7.4 Uma ambulância ficará a disposição da
organização do Desafio caso ocorra alguma eventualidade.
7.5. A organização não se responsabiliza por roubos ou furtos, danos materiais ou físicos, causados durante a realização da competição, mas será dado o suporte necessário e acompanhamento junto às autoridades policiais.
8. DA LARGADA
8.1. Os ciclistas deverão comparecer ao local da
concentração 30min. (trinta minutos) antes da largada.
8.2. O ciclista será proibido de largar caso
esteja descalço ou de chinelo, sem meia ou capacete, nem camiseta específica
para a modalidade.
8.3. A largada será na Rodovia CE-388 em frente ao lado da Capela de Santa Luzia, às 9hs (nove horas) quando o diretor de prova acionará um dispositivo sonoro após analisar a segurança, assim inicia oficialmente a cronometragem do Desafio 3 Horas MTB de Altaneira.
9. DO ENCERRAMENTO
9.1. O Circuito será fechado pontualmente ao
completar 3h (três horas) de prova, sendo permitido ao ciclista que esteja
dentro do circuito completar a volta, desde que não ultrapasse o tempo limite
de 20min (20 minutos).
9.2. Será considerado vencedor o atleta que
completar o maior número de voltas no circuito dentro do tempo regulamentar.
9.3. Caso haja empate no número de voltas será considerado vencedor o atleta com menor tempo de prova.
10. DA PREMIAÇÃO
10.1. Todos os ciclistas
participantes do Desafio 3 Horas MTB Altaneira receberão medalhas
10.2. Receberão troféus os três
primeiros colocados (Elite Masculino), as três primeiras colocadas (Elite
Feminina) e os três primeiros colocados de cada categoria.
10.3. Independentemente de
categoria, idade e gênero três ciclistas que se destacarem na prova também
receberão troféus (Combativos).
10.4. O Melhor e a Melhor Estreante na Trilha Sítio Poças também receberão
troféus.
10.5. O ciclista deverá subir ao
pódio com o vestuário que disputou a etapa, permitida a substituição de camisa
por outra padronizada da mesma equipe ou a sapatilha por calçado semelhante.
10.6. Além das medalhas e
troféus os ciclistas receberão premiação em dinheiro da seguinte forma:
10.6.1. Elite:
10.6.1.1 Campeão/Campeã:
1.000,00
10.6.1.2.
Vice-Campeão/Vice-Campeã: 800,00
10.6.1.3. Terceiro Lugar: 700,00
10.6.2. Categorias:
10.6.2.1 Campeão/Campeã: 30%
(trinta por cento) do valor das inscrições
10.6.2.2. Vice-Campeão/Vice-Campeã:
20% (vinte por cento) do valor das inscrições
10.6.1.3. Terceiro Lugar: 10%
(dez por cento) do valor das inscrições.
10.7. A Melhor Equipe no Desafio
3 Horas MTB Altaneira receberá a premiação de R$ 1.000,00 (mil reais).
10.8. Para a premiação da Melhor
Equipe será considerada a somatória da pontuação dos ciclistas de acordo com o
anexo I, deste regulamento.
10.9. A Organização da Prova assegura premiação mínima de conformidade com o anexo II, deste regulamento.
11. DOS
RESULTADOS, DAS RECLAMAÇÕES E RECURSOS
11.1. Ao final do tempo
regulamentar de cada Etapa a Direção de Prova divulgará o resultado parcial,
para análise dos ciclistas por 15min (quinze minutos).
11.2. As reclamações
devem ser dirigidas ao Diretor de Prova, que divulgará a decisão em igual
prazo.
11.3. Da
decisão do Diretor de Prova cabe recurso à Comissão Organizadora, mediante
depósito no valor de R$ 300,00 (trezentos reais). Se o recurso for procedente o
valor será devolvido, caso contrário será revertido em favor da ACICA.
11.4. É vedado ao ciclista ou representante de equipe se dirigirem a Equipe de Cronometragem.
12. DAS DESCLASSIFICAÇÕES E OUTRAS PUNIÇÕES
12.1. Será automaticamente desclassificado do
Desafio o atleta que:
12.1.1. Criar atalho (cortar caminho) empurrar,
derrubar, agredir (física ou verbalmente) e tiver uma atitude antiesportiva
contra o companheiro de prova, equipes, público, patrocinadores ou membros da
organização;
12.1.2. Trocar de bicicleta;
12.2. É lícito ao atleta concluir a prova
carregando ou empurrando sua bicicleta.
12.3. Será desclassificado o atleta que deixar de
comparecer a premiação ou se apresentar descalço, de chinelo, sem camisa ou com
vestuário inadequado.
12.4. Será punido com acréscimo de 3 (três)
minutos o atleta que descartar qualquer material fora da área reservada.
12.5. O acréscimo será em dobro em caso de
reincidência.
12.6. Será punido com acréscimo de 1 (um) minuto o
atleta que se aproximar da Mesa de cronometragem antes do anúncio do resultado
parcial.
12.7. O acréscimo será em dobro em caso de
reincidência.
12.8. Outras penalidades em acréscimo de tempo podem ser aplicadas a critério da Comissão Organizadora em casos não previstos neste Regulamento.
13. DAS ALTERAÇÕES DA PROVA E/OU DO
REGULAMENTO, DOS CASOS OMISSOS E DA VIGÊNCIA
13.1. Por decisão da Organização do Desafio, a
competição e seu regulamento poderão ser alterados, com a devida comunicação
aos ciclistas inscritos pelos meios disponíveis.
13.2. Os casos omissos neste regulamento e seus
complementos, serão julgados pelo júri composto pelos membros da Comissão Organizadora,
o diretor de Prova e três ciclistas escolhidos dentre os participantes.
13.3. Este Regulamento entra em vigor na data de sua publicação.
Altaneira, Ceará, em 28 de setembro de 2025.
Raimundo Soares Filho - Presidente da Comissão Organizadora
Pedro Rafael Pereira - Secretário da Comissão
Bruno Roberto Duarte Pinheiro - Tesoureiro da Comissão
Willamy
Brito - Diretor de Prova


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