![]() |
| Secretário Adeilton na Tribuna da Câmara de Altaneira (Foto: Marcos Lima) |
Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira realizada na noite de ontem (15/09) o secretário de Educação, professor Francisco Adeilton, usou a Tribuna prestar esclarecimentos sobre os resultados do programa SPAECE do Governo do Estado do Ceará.
O gestor esclareceu que antecipou informações no Seminário realizado em julho e lamentou que nos 2º anos houve uma queda significativa em leitura, escrita e matemática, principalmente na Escola Joaquim de Morais, que apresentou os índices mais baixos, associando o desempenho a distorções "idade/série" e dificuldades estruturais.
Por outro lad,o o secretário afirmou que houve avanço no 9º ano da Escola 18 de Dezembro, que cresceu tanto em português quanto em matemática, ressaltando que “Altaneira o único município da Crede 18 a apresentar melhora, embora ainda sem atingir nível de Escola Nota 10”.
Adeilton disse ainda que, apesar de bons resultados históricos no IDEB, acima da média estadual e nacional, a queda nos anos iniciais reduziu a arrecadação do ICMS, com previsão de cerca de R$ 3 milhões a menos em 2025, o que reforça a importância do desempenho escolar para o financiamento da educação.
O secretário destacou ainda que a matrícula do Município se mantém estável na última década e que as metas projetadas precisam ser perseguidas com esforço coletivo.
Por fim, informou que todo o material detalhado foi entregue em ofício e em versão digital à Câmara, colocou-se à disposição para dúvidas e reafirmou o compromisso de fortalecer a educação de Altaneira.
Respondendo
aos pronunciamentos, o secretário Adeilton, explicou que a queda nos resultados
do 2º e 5º ano pode estar relacionada ao foco maior dado ao 9º ano, em busca de
premiação estadual, o que teria gerado desequilíbrio. Destacou que já existem
planos de ação voltados à valorização profissional, formações continuadas e
maior dedicação às séries avaliadas.
Adeilton ainda ressaltou
que gestores do ano anterior retornaram à sala de aula, o que fortalece o
trabalho pedagógico. Informou sobre investimentos em bolsas para monitores e
profissionais da educação inclusiva, além de melhorias salariais e condições de
trabalho.
A sessão contou com uma boa participação de público, mas não houve votação, pois, a pauta está trancada em virtude de pedido de vistas do vereador Júnior Paulino.
A Sessão Câmara Municipal de Altaneira foi transmitida em tempo real no seu canal no Youtube e pela Rádio Altaneira FM.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.