2 de junho de 2010

Batalhas Eleitorais por Chico Santa Rita

O marketeiro Chico Santa Rita escreveu assim a introdução do seu livro Batalhas Eleitorais: "Eleição é guerra. De vida ou morte. De extermínio. Muitas vezes valetudo, guerra suja. Aliás, como todas as guerras. E, como em todas, aqui também só há dois lados: o dos ganhadores e o dos perdedores."

Vista no calor das batalhas, a eleição/guerra parece meio irracional, sem sentido. Tempos depois, o distanciamento descortina um quadro de razões, causas e efeitos, que precisavam ter sido entendidos no momento adequado.

Mas passaram despercebidos. Pois a grande maioria dos políticos brasileiros é mentalmente vesga, não consegue e não sabe ver com clareza o momento político em que está inserida.

Os derrotados, sempre mais numerosos que os vitoriosos, certamente podem ir buscar lá atrás, nos erros de origem da candidatura, as causas do fracasso incompreendido. Ou então do sucesso, que acaba se justificando por si só, por razões que a própria razão desconhece.

Ganhar uma eleição ganha é tarefa razoavelmente fácil. Assim como perder uma eleição perdida. Terrível é perder uma eleição que um dia esteve ganha. E isso não é raro: tenho assistido a inúmeros casos. Fantástico é ganhar aquela eleição em que ninguém, em sã consciência, acreditava pudesse ser ganhadora. O normal, no entanto, é ter pela frente disputas parelhas.

Pois a verdade é que ninguém ganha, nem perde, de véspera. Desde a redemocratização, nos últimos 25 anos, venho atuando diretamente em todo o processo eleitoral brasileiro. Pude participar de dezenas de casos exemplares para ilustrar essas afirmações. Assisti à grande mudança que ocorreu nesse período. Uma evolução, sem dúvida, que vem mexendo com a cabeça de eleitores e de políticos/candidatos. Vem alterando, inclusive, o curso da própria história do Brasil.

Cerca de 25 anos também é a idade do marketing político no Brasil – uma atividade muito nova, mal saída da adolescência, ainda em permanente ajustamento. Ninguém ensinou ninguém a fazê-lo. Fomos aprendendo, fazendo. Com a mão na massa descobri segredos, entendi lições, acumulei experiências.

Não estão aqui todas as campanhas de que participei. Estão as mais importantes, escolhidas do ponto de vista das estratégias utilizadas. Também relato e analiso algumas outras que podem trazer alguma contribuição ao entendimento desta atividade. São histórias públicas, agora mostradas de dentro para fora. Mas sempre respeitando meu compromisso inalienável com a verdade e com a ética.

"Melhor do que teorizar é mostrar essas ações na prática.”

Clique no endereço a seguir para baixar do Livro Batalhas Eleitorais de Chico Santa Rita em PDF.

http://www.chicosantarita.com.br/index2.php?pagina=livros-c

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.