29 de junho de 2010

Heloisa Bitu vence promoção do Blog












A foto a lado enviada por Heloisa Bitu Ferraz retrata parte de uma Coroação de maio de 1946.

Junto com a foto Heloisa enviou o seguinte artigo:

As Coroações de Nossa Senhora da Conceição da Vila Santa Tereza

Segundo as mulheres da antiga Vila de Santa Tereza a primeira coroação de Nossa Senhora, atividade tradicional do mês de maio, foi organizada pela professora: Maria de Lurdes Araújo na década de 40, quando esta veio de mudança de Santana do Cariri para a antiga casa do Sr. Miguel Leite.
Experiente nas coroações de sua terra natal, ela logo tratou de ensinar às crianças e adolescentes da comunidade os versos e as cantigas de cada personagem para a noite de veneração à Maria, mãe de Deus. Estes personagens eram: A ESTRELA DALVA, O DIA, O SOL, A NOITE, A LUA, A FÉ, A ESPERANÇA, A CARIDADE, A VIRGEM, BERNADETE, O CORAÇÃO DE JESUS e OS ANJOS.
O primeiro anjo a coroar Nossa Senhora da Conceição na Vila de Santa Tereza foi: Maria Risalva de Oliveira, que no ápice da apresentação não conseguiu cantar os versinhos de tão tímida que era, sendo acompanhada por outro anjo que estava mais abaixo do altar.
Nesta mesma vez participaram também: Lindalva Gino, Zenilda Bitú, Nenzinha Araújo, Alaíde de Almeida, Tintina Adriano, Maria Lino (de Cícero Ferreiro), Cleomar e Cecília Almeida, Aldenora de Chico Agostinho, Terezinha de Chico Fenelon, Roseli Gonçalves e Zelinda Bitú.
Nos anos seguintes a professora Maria de Lurdes ficou organizando as Coroações na Vila, sempre contando com a ajuda de Dona Raimunda Venâncio (Dona Dodó), que aprendeu os versos, como preparar as coroas, roupas e a substituiu no ofício por muitos anos como é de conhecimento de todos.

FOTOGRAFIA: (da esquerda pra direita): Roseli Gonçalves (anjo), Nenzinha Araújo (a virgem), Zenilda Bitú (o dia) e Zelinda Bitú (anjo). Fontes: Zenilda Bitú e Maria Risalva.

Heloisa recebe o merecido prêmio do Administrador do Blog Raimundo Soares Filho

Um comentário:

  1. muito legal estas histórias lindas de nossa querida ALTANEIRA
    parabéns Heloísa bitú .

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.