17 de junho de 2010

A política nas redes sociais


Muita coisa vem mudando nesses tempos de internet, e agora vemos cada vez mais políticos aderirem as novas redes sociais pra se comunicarem com seu eleitorado. Para a geração que cresceu assistindo propaganda política na TV, comandadas pelos mestres da publicidade, ter acesso direto aos seus candidatos representa um grande passo.

Um dos maiores exemplos de sucesso dessa nova propaganda eleitoral é o do Presidente dos EUA. O Twitter foi uma das ferramentas escolhida por Barack Obama para apresentar suas idéias durante o período que precedeu as eleições.

No Brasil, algumas medidas vêm acontecendo como a liberação do uso de e-mail, blogs, sites de relacionamento e até do Twitter nas campanhas eleitorais. As ex-ministra Dilma Roussef e Marina Silva e o ex-governador José Serra “twittam” diariamente.

Aqui no Ceará além do Governador Cid Gomes e da Prefeita Luizianne Lins os potenciais candidatos ao Senado José Pimentel, Eunicio Oliveira e Tasso Jereissati já podem ser seguidos no Twitter.

Recentemente o Portal Terra apontou o vereador Deuzinho Filho, atual presidente da UVC como destaque sobre o bom uso da mídia nas redes sociais.

Na região do Cariri os prefeitos de Juazeiro, Mauriti e Penaforte se destacam no uso de redes sociais principalmente no Twitter.

Resta-nos agora acompanhar as próximas eleições e ver como se dará a campanha on line. Será que entrarão os marketeiros de plantão com sua força? ou veremos um debate mais aberto com os candidatos?… É esperar pra ver!

O que conta mesmo é que os canais estão aí, acessíveis a todos e, com isso, torna-se cada vez mais fácil questionar, debater e esclarecer questões.

Um comentário:

  1. Obrigado pela citação! Publicamos no Blog do Deuzinho!
    Abraços!

    www.blogdodeuzinho.org/

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.