20 de julho de 2012

Ceará sedia encontro sobre riscos e desastres nas regiões Nordeste e Norte

Satlite_NNE
O Ceará recebe hoje (20/07) a 8ª. Reunião do Grupo de Trabalho (GT) Informações de Riscos: Nordeste e Norte. O encontro acontece às 9h30min, no auditório da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).  

Com objetivo de agregar todas as informações para subsidiar a gestão de riscos e a prevenção de desastres naturais nas regiões Nordeste e Norte, o Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres (Cenad) organizou reuniões periódicas com diversos órgãos nacionais, regionais e estaduais para discutir duas situações extremas: a Seca vivenciada pela região Nordeste e as Cheias vivenciadas pela região Norte. 

Após sete reuniões, o Centro Nacional busca, agora, levar as discussões para as esferas estaduais com intuito de ampliar parcerias com órgãos estaduais que trabalham com informações de desastres.

Sob a coordenação do Cenad, o Grupo de Trabalho conta com a participação de diversos órgãos: Agência Nacional de Águas (ANA), Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Como instrumento de trabalho definiu-se que seriam emitidos boletins e relatórios quinzenais com informações de riscos e desastres de ambas as regiões.

Pioneiro

O GT Informações de Riscos: Nordeste e Norte escolheu o Estado do Ceará para ser o pioneiro de sua Região nas discussões desse trabalho técnico – tendo em vista a experiência do Estado no combate e minimização dos efeitos da seca – e por possuir um dos Comitês Integrados de Combate à Estiagem melhor estruturado.

No Ceará, o GT destaca a participação nas discussões técnicas da Funeceme, Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), em específico a Coordenadoria de Infraestrutura, a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Corgeh), a Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), as Defesas Civis Estadual e Municipal e o Comitê Integrado de Combate à Estiagem.

Serviço

8ª Reunião do Grupo de Trabalho (GT) Informações de Riscos: Nordeste e Norte
Data: 20 de julho de 2012
Horário: 9h30min
Local: Auditório da Funceme (Avenida Rui Barbosa, 1246 – Aldeota – Fortaleza/CE)

Com informações Assessoria de Comunicação da Funceme

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.