8 de julho de 2012

Expocrato começa hoje

Fachada do Parque de Exposição do Crato
Começa hoje (08/07), a 61ª. edição da Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato), tradicional evento sócio-cultural da Região do Cariri, que neste fará homenagem ao centenário do cantor e compositor nordestino Luiz Gonzaga. 

A Expocrato reúne agricultores familiares, artesãos, pecuaristas, expositores, empresários, instituições financeiras, órgãos públicos e privados, gerando emprego e renda.

Para o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, a cada ano que passa a Expocrato está se fortalecendo. “Em oito dias, quatro mil empregos são gerados no Crato e na Região do Cariri. Movimenta todo o Nordeste gerando emprego e renda em várias áreas, sem contar a grande contribuição para o melhoramento genético do nosso rebanho”, destacou.

Segundo o presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Biorregião do Araripe (ACCOA), Francisco Leitão, são esperados cerca de 500 expositores de animais bovinos, ovinos, caprinos, equinos e suínos. “Nós teremos dez exposições nacionais de ovinos e caprinos, seis exposições rankeadas de bovinos, uma exposição nordestina de cavalo pônei, e seis exposições pan-americanas de cães. Vamos receber juízes da Colômbia, República Dominicana, Chile, Argentina, Bolívia e Alemanha”, afirmou Leitão.

O Canal Terra Viva vai transmitir os leilões pela internet e as seis exposições pan-americanas de cães. Segundo Leitão, a expectativa é de geração de R$ 50 milhões em negócios. Francisco Leitão destaca que a Expocrato permite a melhoria do padrão genético do rebanho bovino, caprino e ovino, com a comercialização de animais e de sêmen de diversas espécies, além do concurso leiteiro.

Programação cultural

A solenidade de abertura será neste domingo, às 19 horas, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, e contará com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, de outras autoridades estaduais e municipais.

Na abertura, haverá ainda a apresentação de 100 sanfoneiros nordestinos que cantarão composições de Luiz Gonzaga, como “Asa Branca” e “Eu Vou Pro Crato”. Até 15 de julho, shows nacionais e atrações regionais movimentarão as noites da ExpoCrato.
Entrada principal do Parque de Exposição do Crato
Confira a Programação cultural, com Shows a partir das 22 horas:

Domingo (8), Limão com Mel e Calcinha Preta
Segunda-feira (9) Parangolé
Terça-feira (10) CPM22, Forró Direito, Ferreirinha do Acordeon
Quarta-feira (11) Thiaguinho, ex-exaltasamba, Banda Calypso, Solteirões do Forró
Quinta-feira (12) Ivete Sangalo, Toca do Vale, Dorgival Dantas e Caninana do Forró.
Sexta-feira (13) Aviões do Forró, Forró do Muido, Pé de Ouro, Alaursa.
Sábado (14) Garota Safada, Sorriso Maroto, Forró da Curtição
Domingo (15) Zezé di Camargo e Luciano, Banda Magníficos, Arreio de Loiro e amigos sertanejos

Com informações Assessoria de Comunicação da SDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.