5 de julho de 2012

Os primeiros resultados da Inseminação Artificial em Altaneira já são visíveis

A primeira bezera nascida do PROMINAR - foto Ceza Cristóvão

O Programa Municipal de Inseminação Artificial - PROMINAR instituído pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com os pecuaristas altaneirenses no inicio  de maio de 2011 já fornece os primeiros resultados.


O programa vem trabalhando a Inseminação Artificial no Município, com assistência de técnicos capacitados. Na propriedade do Sr. José Nilton no Sitio Córrego, nasceu uma bezerra, resultado do cruzamento de uma vaca mestiça holandesa e o sémen do Touro Jaguar (PO - Gir Leiteiro) do Grupo CRV Lagoa.

O touro reprodutor do qual foi colhido o sêmen está avaliado em R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais), segundo empresas especializadas em leilões bovinos.

Outros dois bezerros nasceram na propriedade do Sr. José Nicolau na Fazenda Urubu, informa o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Ceza Cristovão.

“Estamos trabalhando firmes para melhorar geneticamente o rebanho altaneirense que é pequeno e o caminho mais rápido e seguro, sem dúvidas é a IA, não se pode mais admitir um criador com 50 cabeças de gado produzindo 50 kg/leite dia, a nossa intenção é qualificar o rebanho para que um número reduzido de animais atenda a grande produção de leite na propriedade, sem falar também a questão de sanidade e agregação de valor ao plantel” disse animado o Secretário.

Um comentário:

  1. Esta reportagem mostra bem a evolução do nosso país em relação a I.A, hoje é um dos métodos mais utilizados e com resultados melhores. Estamos alavancando nossa produção.. em 2011, só para exemplificar, a raça Nelore houve o crescimento de 20,83% na importação e exportação totalizando em 3.061.425 milhões de doses. Isso prova que I.A funciona.
    Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.