25 de julho de 2012

Cerest lança Cine do Trabalhador no Dia do Trabalhador Rural

Julho é o mês de agenda científica e cultural no Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador Manoel Jacaré, unidade da Secretaria da Saúde do Estado. Entre as atividades, destaque para o lançamento do Cine Trabalhador, nesta quarta-feira (25), às 17 horas, no auditório do Cerest, Avenida do Imperador, 498, Centro de Fortaleza, com a exibição do filme de curta metragem “A Saga de Maria Antônia”, de Alexandre Estevanato e Aline Alencar e trilha sonora de Carlos Vergalim.

O lançamento do cine marca as comemorações do Dia Nacional do Trabalhador Rural, em 25 de julho. O tema do filme retrata a vida de muitos trabalhadores rurais, especialmente do Nordeste e Norte do país, através da história de uma mulher que deixou o Nordeste e foi para o interior de São Paulo sonhando em ter uma vida mais digna para a família. Foi parar no trabalho pesado do corte de cana. Aliviava o peso do trabalho tocando a viola. Mostrava que mesmo com a dura realidade, continuava com o sonho de uma vida melhor para ela e os sete filhos.

O Cerest estadual tem pelo menos três objetivos com o desenvolvimento da agenda científica e cultural: proporcionar a socialização e a divulgação de pesquisas acadêmicas relacionadas ao mundo do trabalho e a saúde do trabalhador, promover momentos presenciais de caráter cultural e ainda construir um espaço de interação e despertar no trabalhador diversas áreas de produção o conhecimento e a informação sobre saúde do trabalhador, os riscos de adoecer e de acidentes de trabalho.

Na parte científica da agenda de julho foi realizado o I Curso de Capacitação em saúde do Trabalhador, com ênfase nos ambientes e processos de trabalho para a prevenção dos acidentes e adoecimento do trabalho. O curso foi dividido em três módulos e fases, com início ainda no mês anterior e término no último dia 12.

Técnicos dos diversos órgãos que compõem a Renast-CE ficaram mais preparados para atuar em vigilância da saúde do trabalhador, precisamente na identificação e análise de fatores de risco, mapeamento de riscos nos ambientes de trabalho e elaboração de relatório técnico em inspeções em vigilância da saúde do trabalhador.

Com informações Assessoria de Imprensa da Sesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.