23 de junho de 2015

Professores municipais visitam açude Pajeú

Vista parcial do Açude Pajeú em Altaneira (Foto: Corrinha Lino)

Professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Rufino visitaram hoje (23/06) o Açude Valério, popularmente conhecido como Açude Pajeú, único reservatório que abastece água para o consumo na cidade de Altaneira.

A visita se deu dentro do “PROJETO MEIO AMBIENTE: Conhecendo Para Preservar”, desenvolvido pelos professores da escola com o objetivo de contribuir com a melhoria do meio ambiente local e a qualidade vida de todos, promovendo um  intercambio entre a Escola e a Comunidade, contribuindo para soluções de problemas locais como também construindo um futuro sustentável  para todos nós.

Segundo a professora Maria Oliveira Lino, mais conhecido por Corrinha, o projeto tem como perspectiva que a educação ambiental deve estar presente, permeando todas as relações e atividades escolares, desenvolvendo-se de maneira interdisciplinar, para refletir questões atuais e pensar qual mundo queremos, e, então, por em prática um pensamento ecologista mundial.

“Sendo assim, é importante que sejam apresentadas praticas ecologicamente corretas para incutir uma conscientização a cerca do meio ambiente desde cedo, compreendemos que a escola tem a responsabilidade de dar suporte para o desenvolvimento de uma educação Ambiental de qualidade, estabelecendo o meio ambiente como patrimônio de todos” explicou a professora.

Corrinha disse ainda que manhã de ontem (23/06) foi riquíssima de conhecimento para todas as professoras, em especial para a maioria que ainda não conhecia o açude.

Os professores foram recepcionados pelo secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Ceza Cristóvão que fez uma explanação sobre o reservatório construído em 1996 com capacidade inicial para armazenamento de 2.200.000m³, mas que após levantamento batimétrico em 2013, constatou-se uma redução na sua capacidade de armazenamento de água em 178.601m³, o que corresponde a 8,8% do volume total em virtude de assoreamento.

Além do assoreamento, o desperdício, o aumento do consumo a estiagem tem diminuído em muito a reserva de água e o reservatório atualmente tem menos da metade de sua capacidade de armazenamento.

“Verdadeiramente a visita foi de um valor imenso, o secretário César Cristóvão nos explicou muito bem tudo sobre o açude, como também esclareceu as dúvidas que surgiram” disse Corrinha.

O projeto é amplo compreendendo seminários e palestras aos alunos da Escola, produção de textos, estudo comparativo da conta de luz da casa dos alunos e da conta da escola, aulas de campo como a visita ao Açude Pajeú, a Trilha Sítio Poças e um abraço a Lagoa de Santa Teresa, conhecimento e visita às 04 árvores defendida por decreto para não serem cortadas, visita ao Lixão, visita a estação de tratamento da água, peças teatrais, oficina com material reciclado, distribuição de panfletos e adesivos e exposição.

Um comentário:

  1. Gostei da iniciativa da escola Joaquim Rufino, em levar os alunos pra conhecer o açude do pajeú, e de explicar e falar da importância da preservação do mesmo, pois é dele que é abastecido a população em geral; e que é fundamental a preservação dele.
    Mas tem um ponto que queria cobrar um pouco da atenção e empenho, do secretario Cezar Cristovão; lá no sitio olho d'agua, próximo ao açude, estão destruindo as rochas magmáticas, esses dias passei por lá e me deparei com aquela situação e fiquei muito triste, é como você disse que o assoreamento tem diminuído a capacidade de armazenamento do açude, pois ao está destruindo as rochas vai ocorrer com mais frequência o assoreamento do pajeú e entre outros problemas mais que pode ocorrer. realmente estou triste com essa situação e queria ver você agindo em prol do meio ambiente. desde já agradeço...

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.