27 de março de 2019

Após polêmica, MEC volta atrás na decisão de não avaliar alfabetização


O Ministério da Educação (MEC) revogou a portaria que deixava de avaliar as crianças de 7 anos, em fase de alfabetização. O documento que tornou a medida sem efeito foi assinado pelo próprio ministro Ricardo Vélez Rodríguez, que não havia sido consultado sobre a mudança.

Por causa disso, Vélez demitiu o presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), Marcos Vinicius Rodrigues. Os dois discutiram rispidamente na segunda-feira. A demissão não foi confirmada oficialmente e estaria aguardando decisão do presidente Jair Bolsonaro. Rodrigues foi indicado pelo grupo de militares de reserva que auxilia o governo.

Um ofício enviado ao Inep mostra que a mudança partiu de um pedido do secretário de Alfabetização, Carlos Nadalin, ligado ao grupo do filósofo Olavo de Carvalho, guru dos bolsonaristas.

Foi Nadalin quem elaborou a minuta do decreto da Nova Política de Alfabetização. O documento defende o método fônico, considerado antiquado e limitador por muitos especialistas. Vélez também teria pedido a demissão de Nadalin e aguardava decisão de Bolsonaro.

A decisão do ministério tomada na segunda-feira foi recebida com muitas críticas por secretários de educação e pela comunidade educacional em geral.

Com informações portal O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.