9 de junho de 2019

Trinca de mestres por Teresa Monteiro

Geraldo Gonçalves, Elzenir Colarese Pedro Bandeira são os homenageados da Comenda Patativa do Assaré em 2019 (Fotos: Divulgação)
Honraria criada pelo Governo do Estado, por meio de sua Secretaria de Cultura (Secult-CE), a Comenda Patativa do Assaré traz a premissa lançar luz, sobretudo, sobre a cultura popular tradicional cearense, tendo como norte a homenagem a artistas, cantadores, repentistas e demais personalidades da área. "A comenda surgiu a partir de uma conversa com o governador, onde a gente pensava uma ação que tivesse um reconhecimento nas perspectivas das políticas públicas. A partir daí, pensamos no dia 5 de março (data de nascimento de Patativa do Assaré) para marcar no calendário oficial do Estado e também criarmos uma comenda com o seu nome para demarcar esse recorte mais popular", explicou o secretário da Cultura Fabiano Piúba.

Com recorde de sugestões, os três agraciados desta primeira edição, cuja cerimônia de entrega deu-se na última terça-feira, 4, no Theatro José de Alencar, foram escolhidos a partir de uma comissão formada por sete pessoas: Aline Lima (Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará - CEPC), Francisco Narcélio (CEPC), Vládia Cosmo (CEPC), Dane de Jade (Secult), Goreth Albuquerque (Secult), José Patrício (Universidade Regional do Cariri) e Daniel Gonçalves (sociedade civil). "Estamos trabalhando para fazer o tombamento do conjunto arquitetônico da cidade de Assaré - formado pela casa e o memorial do poeta - para você compreender que não estamos trabalhando só com a comenda, que terá uma edição anual", explicou o secretário.

Geraldo Gonçalves
Natural de Serra de Santana, no município de Assaré (distante 475km de Fortaleza), Geraldo Gonçalves de Alencar (1945-2017) trouxe no sobrenome do parente mais famoso a ligação direta e mais estreita com o universo da poesia tradicional nordestina. Sobrinho do mestre Patativa (1909-2002), Geraldo foi o fundador da Academia de Letras e Literatura Popular Patativa do Assaré, sendo autor de livros como Clarão da Lua Cheia (1985), Atrativos do Amor e da Paz (2001) e Ramalhete (2014).

Desde pequeno ligado à literatura de cordel, o cearense, além de compor músicas, também declamava poesias. Intitulado Mestre dos Saberes e Fazeres da Cultura Popular e Tesouro Vivo da Cultura em 2018, Geraldo teve Suspiros do Sertão (1982) publicado com o apoio da Secult-CE. Ainda adaptou para o cordel o clássico de Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas, base para o espetáculo O Homem Provisório. Para o cordelista Klévisson Viana, a importância de Geraldo Gonçalves vai além do parentesco com Patativa.

"Não tive a felicidade de conhecê-lo pessoalmente, mas foi, sem sombra de dúvida, o poeta mais próximo de Patativa do Assaré. Tinham por costume se reunir sempre em torno de uma mesa e glosar temas - glosar é quando você recebe um tema e o desenvolve, geralmente, em décimas, ou escrito, ou de improviso. Eles faziam isso com muita frequência, publicaram alguns trabalhos juntos e foi um poeta de grandes recursos. Escrevia muito bem, obedecendo as regras basilares da poesia popular", destacou Klévisson, desenhista, quadrinista e fundador da Tupynanquim, editora especializada em literatura de cordel.

Fabiano Piúba, secretário de cultura do Estado, ressaltou a figura do cearense também enquanto Mestre da Cultura. "Foi a pessoa que o Patativa, de uma certa forma, teve uma dedicação maior. Os dois tinham uma intimidade, uma cumplicidade. Geraldo, inclusive, era tido como o herdeiro poético de Patativa", explicou.

Elzenir Colares
A trajetória de Elzenir Colares, 84, confunde-se com as manifestações folclóricas realizadas no Estado. Por 45 anos, a cearense esteve à frente do Grupo de Tradições Cearenses (GTC), um dos mais representativos do gênero, que agora em 2019 celebra 53 anos de nascimento. Filha mais velha de Jaime Alberto da Silva e Francisca de Assis Ramos da Silva, Elzira Ramos Silva adquiriu o sobrenome Colares após o casamento.

Formada pelo curso superior de Letras Anglo-Saxônicas, ainda cedo (final da década de 1950), a cearense partiu para Madri para estudar língua e literatura espanholas. De quebra, cursou Danças Espanholas e, de volta à terra-natal, integrou não só o quadro docente da Casa de Cultura Hispânica (projeto recém-criado na UFC), como também foi a responsável pela criação do Grupo Folclórico Hispano Brasileiro - GFHB (1966), que, nove anos mais tarde, viria a tornar-se o Grupo de Tradições Cearenses.

Do currículo, destacam-se, entre as décadas de 1970 e 1980, espetáculos como No Ceará é Assim, Eita Ceará Pai d'Égua e Festa do Padroeiro. Dentre as homenagens ao longo de sua história, Elzenir - considerada a "Dama do Folclore Cearense" - também foi agraciada com a Medalha Boticário Ferreira (1995) e, mais recentemente, homenageada pela Câmara Municipal de Fortaleza (2016). "Elzenir formou muitas gerações de pesquisadores, artistas e, durante muitos anos à frente do Grupo de Tradições Cearenses, mudou a concepção dos espetáculos", frisou Fabiano Piúba.

À frente do Grupo Mira-Ira, Lourdes Macena tem ligação de longa data com Elzenir. "Desde os 13 anos, eu já dançava em alguns grupos e, nesses grupos, tinha uma pessoa que era do GTC. Aos 17, entrei na Licenciatura em Música e, lá, nos tornamos companheiras. Fizemos várias disciplinas juntas e nos tornamos companheiras além dessa questão do amor pela dança e pelo folclore. Foi quando ela me convidou para dançar no Grupo de Tradições Cearenses e assim começou", relembra ela, que vê na figura de Elzenir uma referência ainda bastante presente e determinante para o atual cenário da dança popular.

"Eu considero Elzenir uma visionária, uma pessoa que viveu muito além do seu tempo. Ela foi uma mulher que conseguiu construir sua própria história com o que ela acreditava e queria dizer, e sempre trabalhou nessa vertente. Sempre foi apaixonada pela dança e a sua dança de paixão era a tradicional popular. Eu destacaria essa figura da mulher empreendedora, da mulher guerreira, da pessoa que norteia o seu tempo com tudo que é para ser, independente da cidade lhe dar uma estrutura para fazer", finaliza Lourdes.

Pedro Bandeira
Único paraibano a receber a Comenda Patativa do Assaré, Pedro Bandeira, 81, é tido como "Príncipe dos Poetas Populares do Nordeste". Nascido no sítio Riacho da Boa Vista, município de São João de Piranhas, o poeta e cordelista também atuou como repentista, cantador, escritor, radialista e apresentador de TV. Formado em Letras, Teologia e Direito, versa desde os seis anos. Aos 17, tornou-se profissional.

"Pedro Bandeira é de uma família de poetas. Tem outros irmãos cantadores, sendo que o de mais destaque chama-se Daudeth Bandeira. É o cantador mais importante de sua família, neto materno do poeta cantador Manuel Galdino Bandeira e eles são naturais da Paraíba, mas naturalizados no Juazeiro do Norte", embasou Klévisson Viana.

 "Uma das pessoas que cantou com mais maestria o sertão, cantou como poucos de sua geração. Tinha um conhecimento profundo das coisas da terra e da religiosidade popular, então cantou sempre com muita propriedade", continua. Filho de Tobias Pereira de Caldas e da poetisa Maria Bandeira de França, Pedro, em 2018, recebeu o título de Tesouro Vivo da Cultura (Secult-CE).

A parceria com o cantador Geraldo Amâncio também é um ponto forte. "Geraldo foi parceiro dele durante muitos anos e costuma dizer que Pedro foi o mestre dele", explica. Além de Amâncio, somou parcerias com figuras como José Vicente, Arrudinha Batista e José Bandeira. Na seara radiofônica, por sua vez, o início deu-se na Rádio Educadora e a "fama" aconteceu com o programa Viola e Violeiros, no Crato.

"Pedro foi realmente um cantador espetacular, que deixou seu nome escrito na arte da cantoria. Como escritor, escreveu muitos folhetos, mas não com histórias de começo, meio e fim; mas trabalhos na linha mesmo dos cantadores: aquela coisa mais dissertativa, que pega o tema e discorre sobre ele", disse Klévisson.

Publicado originalmente no portal O Povo Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.