15 de junho de 2019

Greve Geral reúne multidão em Fortaleza

Manifestantes protestaram contra a reforma da Previdência e contra os cortes na educação (Foto: Fabio Lima)
Centrais sindicais e movimentos populares ocuparam as ruas do Brasil na primeira greve geral dos trabalhadores desde que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) assumiu o poder em janeiro deste ano. Em Fortaleza, o ato reuniu manifestantes em caminhada de cerca de três quilômetros que saiu da Praça da Bandeira, no Centro, em direção à Praça do Ferreira durante a manhã (14/06)De acordo com organizadores, 80 mil pessoas marcaram presença. A Polícia Militar informou que não contabiliza o número de manifestantes.

Idealizado com o objetivo de protestar contra a reforma da Previdência e os cortes na Educação, o ato em Fortaleza também contou manifestações de apoio ao ex-presidente Lula. O cortejo, à medida que passava pelas ruas do Centro, pressionava pelo fechamento das lojas e pela adesão dos trabalhadores que atuam no comércio da região.

A concentração de manifestantes comprometeu o fluxo de veículos. Nas avenidas Duque de Caxias e Domingos Olímpio, por causa da proximidade com o local de concentração do protesto foi registrado engarrafamento. Para chegar à manifestação, algumas pessoas precisaram recorrer aos aplicativos de transporte e relataram aumento no preço das corridas.

Anizio Melo, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos lotados nas secretarias da Educação e da Cultura do Estado e nas Secretarias ou Departamentos de Educação e/ou Cultura dos Municípios do Ceará (Apeoc) estimou a adesão da categoria ao movimento em 100% em todo o Estado.

Membros da União Nacional dos Estudantes (UNE) também marcaram presença no ato. Durante toda a caminhada, um dos carros de som ajudava a reverberar palavras de ordem contra o congelamento da verba federal destinada à Educação.

Representantes políticos do Partido dos Trabalhadores (PT) como o vereador Guilherme Sampaio, o deputado estadual Elmano de Freitas e a deputada federal Luizianne Lins, estiveram presentes. O deputado federal José Guimarães (PT-CE) também participou da caminhada e disse que a oposição está articulada para impedir a votação do parecer na Comissão Especial da Câmara no dia 25 de junho.

Guimarães argumenta que o relatório apresentado anteontem, apesar de modificar pontos relacionados ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) e às aposentadorias rurais, não agradou totalmente.

"(O parecer) mantém a espinha dorsal, que é exatamente penalizar os trabalhadores do regime geral no que diz respeito à aposentadoria", analisa.

Ele destaca ainda que o parecer falha sobre a arrecadação de receitas e que os R$ 913 milhões prometidos em um ano serão retirados dos pequenos. "Não tem uma medida para tributar dividendos e lucros do sistema financeiro", avalia.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.