19 de março de 2024

Na primeira reunião ministerial do ano, Lula cobra mais entregas dos ministros

 Reuniões como a de ontem são para rearrumar as posições e cobrar explicações e melhorias (Foto: Ricardo Stuckert)

Na primeira reunião ministerial do ano, realizada ontem (18/03) no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou um claro recado para os integrantes do primeiro escalão do governo: entreguem mais realizações e comuniquem melhor as iniciativas que vêm sendo levadas adiante pelo Poder Executivo. Ele salientou que 2023 serviu para colocar a casa em ordem, mas, neste ano, o objetivo é cumprir promessas de campanha e acordos firmados.

"Todo mundo sabe que ainda falta muito para a gente fazer, em todas as áreas. E esse muito não é nada estranho. É tudo aquilo que nos comprometemos a fazer durante a disputa eleitoral", alertou.

Reuniões como a de ontem são para rearrumar as posições e cobrar explicações e melhorias. O pano de fundo foi a queda na popularidade de Lula e na aprovação do governo, como apontaram pesquisas de opinião.

Apesar de integrantes do Palácio do Planalto terem atribuído os maus percentuais à comunicação ineficiente — já que a percepção negativa do eleitorado vai no sentido inverso ao dos bons resultados econômicos de 2023 —, o presidente deu a entender que não se trata apenas de fazer uma melhor divulgação das iniciativas governamentais. A melhoria na percepção da população passa, também, por entregar o que a sociedade espera.

Por isso, enfatizou que as realizações do primeiro ano de mandato "não bastam". Lula dera a entender, na semana passada, que 2023 passou e, agora, a popularidade só será recuperada com o que será apresentado ao longo deste e dos próximos anos.

"Todo mundo aqui sabe que recuperar uma coisa estragada é mais difícil do que começar uma nova. Todo mundo sabe a quantidade de obras em cada área que vocês pegaram, sobretudo na Saúde. Foi um trabalho hercúleo para recuperar tudo isso", reconheceu.

O presidente advertiu, ainda, que o governo terá de trabalhar com limitações orçamentárias, o que demandará a aplicação mais criteriosa do dinheiro público. "O pessoal já olha para a Simone Tebet (ministra do Planejamento e Orçamento) achando que é ela que está cortando; ou para o (Fernando) Haddad (ministro da Fazenda). Muitas vezes, é a necessidade que está cortando. Vamos ter que fazer um trabalho imenso para repor, porque sem dinheiro os ministérios não funcionam", frisou Lula.

Todas as advertências que o presidente fez, porém, não quiseram dizer que considera eficiente a divulgação do governo. Ao ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, Lula foi enfático.

"Se as pessoas não falam bem da gente, ou das coisas que a gente faz, nós é que temos que falar", advertiu.

Mas a reunião não serviu apenas para que Lula se queixasse. Ele elogiou a equipe, sobretudo o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, por ter, segundo o presidente, aberto 98 novos mercados externos para os produtos brasileiros.

Fávaro, por sinal, é o responsável por construir pontes entre o governo e o agro — setor ainda majoritariamente bolsonarista. Senador licenciado pelo PSD matogrossense, ele está por trás da organização de um churrasco, previsto para quinta-feira, na Granja do Torto, de Lula com representantes do setor agrícola.

Com informações Correio Braziliense

Leia também:

Lula não quer "efeito aerossol" nas entregas do governo, diz Rui Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.