22 de julho de 2026

Elmano antecipa convenção para receber Lula

O governador Elmano confirmou a presença do presidente Lula na Convenção (Foto: Hiane Braun)

O governador Elmano de Freitas compartilhou nas suas redes sociais na manhã de ontem (21/07) que a Executiva estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no Ceará que decidiu antecipar a convenção para o dia 31 de julho, para contar com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Evento será realizado em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará, no bairro Edson Queiroz, a partir das 19 horas.

A candidatura de Elmano à reeleição no Governo do Ceará será oficializada durante o evento. Até lá, deve também ser definida a chapa governista, que ainda segue com posições em negociação, como a vaga de vice e uma das vagas ao Senado. O ato de oficialização das candidaturas do PT estava marcado para o sábado, dia 1º de agosto.

No momento, além de Elmano na cabeça, a chapa já tem definida a posição do senador Cid Gomes (PSB) como candidato à reeleição, com o deputado federal Júnior Mano (PSB) como primeiro suplente. A definição veio após reunião com Lula na última semana, em Brasília, quando o presidente teria feito apelo a Mano para que cedesse a vaga a Cid Gomes.

O deputado federal era o nome apoiado por Cid para concorrer ao Senado, porém a reeleição do senador era defendida pela maioria dos aliados, incluindo integrantes do PSB. Ainda segue aberta a segunda vaga para a Câmara Alta e a indicação para vice, com nomes como Luizianne Lins (Rede), Eunício Oliveira (MDB) e Domingos Filho (PSD) entre as opções.

Em entrevista à rádio O POVO CBN na última quarta-feira, 15, o ministro José Guimarães antecipou a expectativa de que o presidente participasse da convenção no Ceará. O petista também informou que a convenção nacional do partido será realizada no dia 2 de agosto, em São Paulo.

Outras convenções

Nesta quarta-feira, 22, o Partido Liberal (PL) fará a convenção estadual, realizada na sede do partido, no bairro Edson Queiroz. O evento tem início marcado para 8 horas. Assim como o PSDB fez na segunda-feira, 20, ao oficializar Ciro Gomes (PSDB) ao governo, será apenas o ato formal. O lançamento político das candidaturas do bloco de oposição ocorrerá em 1º de agosto.

O partido apoia a reeleição de Ciro e lançou Alcides Fernandes, pai do deputado federal e presidente do PL Ceará, André Fernandes, para uma das vagas ao Senado. A articulação da sigla no estado foi alvo de fortes críticas da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), que queria Priscila Costa na disputa pelo Senado. Em declaração recente, Michelle chegou a afirmar que a direita cearense estaria “vendida”.

Vários partidos escolheram o mesmo dia para as convenções. É o caso das federações Psol-Rede e PRD-Solidariedade, além do PDT, com atos marcados para o próximo sábado, 25.

A convenção da federação União Progressista, formada por União Brasil e Progressistas, está marcada para o dia 26 de julho.

No dia 1º de agosto, o PSTU fará a Convenção da Esquerda Revolucionária, para oficializar Zé Batista para governador.

A candidatura do senador Eduardo Girão será oficializada em 2 de agosto. O candidato a senador será o general Guilherme Theophilo.

O PSB realizará ato de oficialização das candidaturas na data-limite estabelecida pelo TSE. De acordo com o partido, o ato será realizado no dia 5 de agosto para discutir alianças, escolher candidatos e outros temas relacionados à disputa.

O partido integra a base do governador Elmano e garantiu vaga para o Senado na chapa governista, com o senador Cid Gomes, líder da sigla no Ceará, disputando a reeleição com o deputado federal Júnior Mano na suplência.

Publicado originalmente no portal O Povo +

Leia também:

Tarifaço, Eleições e Patriotismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.