28 de fevereiro de 2011

Dariomar Soares assume Secretaria Municipal de Saúde

Ministro da Saúde Alexandre Padilha e o Secretário 
Municipal de Saúde Dariomar Soares
O Técnico em Agropecuária Dariomar Soares (PT) assumiu a Secretaria Municipal de Saúde substituindo Antonio Pereira da Silva que entregou o cargo por razões pessoais.

Dariomar assumiu o cargo dizendo que não entende muito de medicina, mas entende de povo e que a prioridade dos profissionais de saúde é tratar bem do povo.

Um dos primeiros compromissos de Dariomar como Secretário de Saúde foi participar de uma caravana contra a dengue na cidade de Fortaleza, com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O Ministro Padilha encerrou em Fortaleza uma série de visitas a 16 estados do país que correm o risco de sofrer uma epidemia de dengue. Ele fez um apelo aos prefeitos, secretários municipais de saúde e autoridades estaduais para a criação de comitês locais de mobilização contra a doença e de salas de situação para o monitoramento dos indicadores de dengue.

A visita do ministro a Fortaleza contou com a presença de diversas autoridades políticas, gestores e técnicos da área de saúde, que estiveram reunidos na manhã de sábado (26/02) na Escola de Saúde Pública de Fortaleza.

Dentre as autoridades presentes, estavam o vice-governador do Ceará, Domingos Filho; o prefeito em exercício de Fortaleza, Acrísio Sena; o secretário da Secretaria de Gestão Participativa do Ministério da Saúde (SEGEP), Odorico Monteiro e o secretário estadual de saúde, Arruda Bastos. As lideranças políticas firmaram um grande pacto contra a dengue no Ceará.

A abertura da solenidade contou com a participação dos movimentos populares, que fizeram um acolhimento, conclamando a participação de todos. O programa Cirandas da Vida, da Secretaria de Saúde Fortaleza, sensibilizou os presentes com cantigas e rodas de dança. O coordenador nacional do Programa da Dengue, Giovanini Coelho, apresentou os dados epidemiológicos sobre a doença no país.

O ministro da Saúde afirmou que a maioria dos óbitos no país está acontecendo nos hospitais privados. Diante desse quadro, ele fez um apelo para que os médicos não deixem de consultar os manuais de orientação que estão disponíveis no site do Ministério da Saúde. “Espero que os médicos nunca deixem os pacientes saírem do hospital sem fazer a prova do laço e sem passar por uma boa hidratação”, afirmou o ministro. Padilha encerrou seu discurso dizendo que “confia na capacidade do povo cearense para vencer a dengue”.

O prefeito em exercício da capital, vereador Acrísio Sena, ressaltou o trabalho que vem sendo feito pelo Município de Fortaleza para combater a doença, com a criação de comitês envolvendo a participação de sindicados, organizações de empresários, logistas, etc. “É uma responsabilidade de todos trazer a sociedade para esse desafio”, defendeu Acrísio.

Dariomar afirmou que pretende lançar a Campanha Municipal de Combate à Dengue, incentivando a participação direta do cidadão como multiplicador da mobilização contra a doença. A campanha deve com importantes parcerias das entidades sindicais de servidores e trabalhadores rurais. “Iremos produzir folders, bottons, banners e spots de rádio e som volante e ainda faremos uma grande mobilização nas ruas de nossa cidade” disse o novo Secretário de Saúde.

O Secretário Dariomar conversou, ainda, com o Secretário Estadual de Saúde que se comprometeu em ajudar o Município de Altaneira. Em breve será agendada audiência na capital entre o Secretário Municipal e o Secretário Estadual de Saúde onde Dariomar irá apresentar seus projetos para melhorar a saúde de nossa cidade.
Secretário Estadual de Saúde e Dariomar Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.