7 de fevereiro de 2014

Chico Fenelon: o primeiro prefeito de Altaneira

Francisco Fenelon Pereira, nascido na Andreza, no município de Assaré, criado no Sítio Tapera, hoje Nova Olinda e estabelecido comercial e politicamente na Vila de Santa Tereza, atualmente  Altaneira é popularmente conhecido por Chico Fenelon.

O menino Chico nasceu em 07 de fevereiro de 1931, filho de Antônio Fenelon Pereira e Antônia do Espírito Santo, estudou apenas até a 3ª série primária, aos 12 anos optou por trabalhar em uma loja de tecidos de seu tio José Fenelon. 

Aos 18 anos de idade, outra decisão marcou sua vida. Decidiu não acompanhar seus pais que migraram para São Paulo e decidiu fixar residência na Vila de Santa Tereza recebendo apoio de um outro tio, Antonio Marrocos, começou a negociar de forma ambulante, comprando e vendendo nos sítios e idades vizinhas e, inclusive, com passagens pelo Estado do Maranhão.

Poucos anos depois montou seu próprio negócio, ampliou com uma sociedade com seu compadre Francisco Bispo de Assis, conhecido por Assis Baião e posteriormente adquiriu a parte de seu sócio.

Fenelon casou-se em 18 de outubro de 1953 com a Terezinha Correia de Meneses, filha de Zacarias Correias de Meneses e Otacília Maria da Conceição.

Bem sucedido no ramo comercial, Chico Fenelon resolveu ingressar na vida política, destaca-se na luta pela emancipação política de Altaneira e em 03 de outubro de 1958 é eleito com 171 votos vereador d0 município Farias Brito.

A campanha pela emancipação é vitoriosa e no dia 18 de dezembro de 1958 é sancionada a Lei que cria o Município de Altaneira.

Em 1960 com o assassinato do coronel Manoel Pinheiro de Almeida Farias na festa da convenção em 11/08/1960 Chico Fenelon Pereira é aclamado como candidato a prefeito e tem como companheiro de chapa seu antigo sócio Francisco Bispo de Assis.

A primeira campanha eleitoral em Altaneira se deu de forma tensa, as forças do Governo do Estado foram usadas em favor do candidato do PSD, inclusive foi instalado na cidade um batalhão da Polícia Militar, mesmo Chico Fenelon foi eleito prefeito com ampla maioria.

Nas eleições seguintes Chico Fenelon apoiou seus compadres Assis Baião, Oliveira Rufino e Quido Nogueira, todos eleitos em chapa única, mas 1972 quando tenta voltar ao à Prefeitura, mas é derrotado nas urnas pelo ex-prefeito Oliveira Rufino.

No ano seguinte, Fenelon fixa residência na cidade de Assaré com sua família e lá se estabelece comercialmente, tornando-se em poucos anos um dos maiores comerciantes da região.

Em 1976 Chico Fenelon é chamado novamente para disputar o pleito daquele ano, dessa feita contra o jovem coletor da Fazenda Estadual João Ivan Alcântara, na época vice-prefeito. Derrotado mais uma vez Fenelon volta ao Assaré para dedicar-se ao comércio, no entanto em 1982 é convidado a disputar outra eleição pelo próprio João Ivan. Fenelon finalmente é eleito para seu segundo mandato 22 anos depois do primeiro.

Ao final de seu mandato em 1988 Fenelon devolve o apoio e elege João Ivan como prefeito, mas não existe reciprocidade em 1992, restando ao ex-prefeito apoiar o médico Dr. Eluizo Tavares Magalhães, mas sofre nova derrota pela diferença de apenas 22 votos.

Em 2004 Fenelon é eleito vice-prefeito na chapa encabeçada pelo seu afilhado Antonio Dorival de Oliveira, mas em 31 de outubro daquele mesmo ano vem a óbito sua esposa Terezinha Correia de Meneses, companheira de mais de 50 anos. Desta união tiveram oito filhos: Antonio, Kelma, Vânia, Rivânia, Gleuba, Neiva, Cesar e Carla.

Fenelon casa-se em 16 de abril de 2006, pela segunda vez, com Francisca Devanilda Nogueira, viúva de seu adversário no pleito de 1988.

Fenelon é reeleito vice-prefeito em 2008, mas teve seu mandato cassado pela Justiça Eleitoral em virtude de conduta vedada praticada pelo então prefeito e candidato a reeleição, Antonio Dorival de Oliveira.

Aposentado do comércio, Fenelon continua na atividade como agropecuarista e mantém uma rotina de trabalho de segunda a sábado e aos domingos recebe os amigos e agregados na sua residência.

Hoje "Seu Chico Fenelon" como é conhecido completa 83 anos e a sua família preparou uma série de atividades para comemorar a data.

Assim como acontecia nas décadas de 70 e 80 o dia 07 de fevereiro iniciou com o som da banda de música, antes a banda do Mestre Azul hoje a Banda Municipal Padre Agio Moreira, sob o comando do maestro Alan Filgueira.
O casal Chico Fenelon e Devanilda recepcionaram familiares e amigos com uma farta mesa do café da manhã na sua atual residência localizada na Rua Padre Luis Antonio no centro da cidade.

Logo mais às 18h. será celebrada uma Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz de Altaneira e o aniversariante recepcionará os convidados para um jantar na Fazenda São Gonçalo.

2 comentários:

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.