8 de dezembro de 2014

Altaneira ganha Noite Cultural sobre valores Afro-brasileiro

O grupo de Capoeira CultuArte se apresentou no Calçadão (Foto: João Alves)
A Fundação Educativa e Cultural ARCA e a Frente Negra Altaneirense, realizaram ontem (07/12), no Calçadão Praça Manoel Pinheiro de Almeida no centro da cidade, a culminância da I Semana Afro-cultural com a temática “Somos África: revisitando os valores dos negros e negras”. 

Na abertura do encontro, Givanildo Gonçalves teceu considerações sobre os aspectos da conjuntura religiosa africana, muitas delas carregadas de estereótipos negativos construídos e reconstruídos por aqueles que desconhecem a história cultural dos africanos.

O blogueiro José Nicolau ressaltou sobre a importância de estar trazendo ao debate em praça pública as histórias de um povo guerreiro que contribuíram e vem contribuindo de forma decisiva para a formação do Brasil.

Nicolau registrou ainda a necessidade de estar se discutindo a história dos negros e negras contada pelo viés da negritude, percebendo-os como protagonistas da sua própria história, os valores dessa classe social provenientes da história religiosa, cultural, social e política foram revisitados através da literatura negra e recriada em paródias, peças, poesias e músicas.

Para Nicolau “o momento foi fruto de intensas discussões no grupo de estudo em filosofia social, muitas delas proporcionadas pela Frente Negra Altaneirense”.

Fizeram parte das apresentações o Grupo “Anjos da Músicas” que cantaram e encantaram o bom público com as músicas “Pérola Negra” (Daniela Mercury), “Berimbau” (Olodum), “As Vezes me Chamam de Negro” ( Carolina Soares). O poema de Jorge Posada foi lido pelo membro mirim da ARCA.

A capoeira símbolo de resistência negra no período da escravidão no Brasil colonial e imperial mereceu destaque a partir das apresentações do grupo CultuArte coordenado pelo professor/mestre Cesar Rodrigues, além da Dança do Côco.

A noite cultural foi finalizada com o desfile da beleza negra, masculino e feminino e um bingo beneficente.


Com informações Blog Informações em Foco


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.