7 de dezembro de 2015

Ciro Gomes e Flávio Dino articulam movimento “Golpe Nunca Mais”

Ciro Gomes e o governador Flávio Dino contra o impedimento de Dilma (Foto: Francisco Castro)
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), se uniu a lideranças do PDT, como o ex-ministro Ciro Gomes, para lançar ontem (06/12) em São Luís (MA) o movimento “Golpe Nunca Mais”, contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff. 

O grupo lançou uma página no Facebook e diz se inspirar na Rede da Legalidade, movimento comandado por Leonel Brizola que garantiu a posse de João Goulart na Presidência em 1961, depois da renúncia de Jânio Quadros, com a ajuda de uma cadeia de rádios.

Segundo Dino, agora o novo movimento tem como base a internet, o grupo publicou um vídeo sobre o lançamento, que contou ainda com a participação do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, que foi ministro do Trabalho no início do primeiro mandato de Dilma.

Dino disse que a ordem democrática está ameaçada pelo “golpismo” e que não há base constitucional para o afastamento da petista. Ele afirma que vai conversar com a bancada de seu Estado na Câmara e com outros governadores para reforçar o movimento contra o afastamento de Dilma.

“Como militantes políticos, estaremos mobilizados na internet por meio dessa página, ‘Golpe Nunca Mais’, e também prontos a nos incorporar a mobilizações sociais contra essa tentativa de fraudar a vontade popular”, disse Dino.

O lançamento do movimento se dá num momento em que a oposição se articula pelo impeachment de Dilma e o governo vê a ameaça de o PMDB ter uma debandada de ministros.

Na última sexta-feira (04/12), um dos principais aliados do vice Michel Temer, o ministro Eliseu Padilha (Aviação Civil) deixou o governo. A ala pró-impeachment do PMDB, ligada ao vice-presidente, trabalha para convencer outros ministros.

No sábado, Dilma disse que mantém a confiança no vice. “Espero integral confiança do Michel Temer e tenho certeza que ele a dará. Conheço o Temer como político, como pessoa e como grande constitucionalista”, afirmou.

Em entrevista junto ao governador, Ciro Gomes fez ainda duras críticas ao vice-presidente Michel Temer, a quem chamou de “sócio íntimo” do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

“Não por acaso o beneficiário dessa ruptura da democracia e dessa imensa e potencial crise para 20 anos é ninguém menos do que o Michel Temer, capitão do golpe.”

Nesse momento, Dino puxou uma salva de aplausos à fala de Ciro. O governador afirmou que o documento “Ponte para o Futuro”, com propostas lançadas em novembro pelo PMDB, contraria os interesses do país.

Segundo Dino, o grupo pretende promover um encontro com juristas para discutir a falta de base legal para o afastamento da presidente do Brasil.

Até o fechamento desta postagem, a página do grupo no Facebook possuía cerca de 24 mil curtidas. Como um de seus primeiros conteúdos, foi divulgado vídeo com discurso de Ciro Gomes criticando movimento do impeachment e membros da cúpula do PMDB em Brasília.

Clique aqui e confira a página do grupo no Facebook

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.