25 de dezembro de 2015

Chuva de granizo na Serra da Ibiapaba

Moradores da Serra da Ibiapaba, no noroeste do Ceará, foram surpreendidos com chuva de granizo na tarde de ontem (24/12).

Na última quarta-feira (23), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informou que haveria condições favoráveis à chuva no Ceará por causa da atuação de um sistema meteorológico chamado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis.

Em nota, a fundação confirmou a atuação desse sistema no estado e uma maior intensidade dele na região noroeste, o que explica a chuva de granizo na Serra da Ibiapaba.

Pela previsão da Funceme, a chuva deve continuar no Ceará até domingo (27).

O boletim atualizado na manhã de hoje (25) mostra que foram registradas precipitações em 23 dos 184 municípios cearenses. Os dois maiores índices foram em cidades da Serra da Ibiapaba: Ubajara, com 70 milímetros (mm), e Viçosa do Ceará, com 51 mm.

Para o dia, a previsão é de céu claro a nublado, com possibilidade de chuva em todas as regiões do Ceará.

De acordo com a Funceme, o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis tem previsibilidade baixa e normalmente atua nos meses antes da estação chuvosa (a chamada quadra chuvosa, que vai de fevereiro a maio). A fundação está em regime de plantão neste feriado prolongado e monitora diariamente o deslocamento do vórtice.

Com informações Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.