16 de abril de 2016

Liga Acadêmica da URCA promove debate sobre impedimento da presidente Dilma

Debatedores, mediadora e organizadores do evento na URCA (Foto: Fernando Garcia)

A Liga Acadêmica Padre Cícero promoveu na noite de ontem (15/04) no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (Urca) um “Debate Contencioso” com o tema: “Impeachment: golpe ou solução?”, sob a mediação da Carise Rosa e contou como debatedores o Dr. Inaldo Bringel e este advogado/blogueiro.

O debate foi dividido em quatro blocos no primeiro cada debatedor em 10 minutos para apresentou sua tese inicial e posteriormente fizeram perguntas livres entre si.

O Dr. Inaldo Bringel defendeu a legalidade do processo e que o impedimento é um remédio constitucional, mas não entende como solução. A este blogueiro coube sustentar a tese de que não a presidente Dilma não cometeu crime de responsabilidade, dessa forma o processo de impedimento não passa de golpe dos setores de direita do Brasil e que em hipótese alguma seria a solução para os problemas do Brasil.


No segundo bloco os oradores fizeram perguntas um ao outro sobre temas sorteados, foram três perguntas para cada. Para cada pergunta foi assegurado o tempo de 1 minuto, dois minutos para respostas um minuto e meio para réplica e 1 minuto tréplica.

O debate contou com uma boa participação dos estudantes, que no terceiro bloco tiveram a oportunidade de fazer perguntas aos debatedores. No quarto bloco os debatedores aprestaram suas considerações finais.

Matheus Linard, um dos organizadores do debate, publicou nota na rede social Facebook, agradecendo aos patrocinadores a mediadora, demais membros e debatedores.

“Indescritível a sensação que senti hoje durante o I Debate Contencioso da história da Urca. Foi lindo ver o confronto de ideias, posicionamentos, ideologias e tudo com a máxima maestria”, escreveu.

Matheus disse ainda que a Academia precisa de mais momentos como esse e é para isso que a Liga Acadêmica Padre Cícero foi criada.

“Agradeço também ao grande professor Inaldo Bringel que abrilhantou de forma ímpar essa discussão jus política que toma conta da nossa rotina nos últimos dias e por último, agradeço ao Dr. Raimundo Soares Filho, que mesmo tendo sofrido um acidente, compareceu ao debate e ofereceu o contraponto ao posicionamento favorável ao impeachment”, concluiu.

O Dr. Inaldo Bringel comentou a nota do Matheus, agradecendo o convite e congratulando com os participantes.

“Agradeço aos valorosos componentes da Liga Acadêmica Padre Cícero, na pessoa de Matheus, o honroso convite que me fizeram. De igual maneira congratulo ainda a mediadora do debate, a competente advogada Dra. Carise e ao meu colega e amigo Dr. Soares, homem sincero e corajoso. Espero que tenhamos contribuído um pouco para a construção do conhecimento, objetivo maior da Universidade. Permaneço à disposição, comentou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.