31 de outubro de 2018

Bestiário Nordestino - Um olhar sobre a gravura fantástica

Neste dia em que alguns seguem uma tradição de comemorar o Halloween, o "Dia das Bruxas" americano, o BA recomenda o “Projeto Bestiário Nordestino” uma exposição que propõe lançar um olhar sobre o imaginário, o fantástico, o irreal que permeia a cultura nordestina em suas mais diversas manifestações artísticas.

Para os autores do projeto “o grotesco é um espaço onde se aniquila o ordenamento do universo. O subterrâneo de nossa realidade. Haverá sempre um lugar em nós para uma animalidade particular, para o fantástico, o absurdo, o delirante que desafia o real, perpetuam monstruosidades que permeiam medos e pesadelos”.

Animais impossíveis, nascidos de uma imaginação enlouquecida, tornam-se a natureza secreta dos homens. É ele agora que vai espreitá-lo e revelar-lhe sua própria verdade. Não se sabe muito bem sua origem, mas nos chegam pelas oralidades medievas, indígenas e africanas. Desse residual o nordeste então cria e recria seu próprio bestiário

O acervo da exposição é fruto, em sua maioria, do projeto Oco do Mundo. Durante 14 dias, Rafael e Marquinhos caíram na estrada em uma pesquisa sobre a gravura e um tanto de encantamento no encontro com esses artistas nordestinos.

Essa saga foi vivida e desenhada entre os dias 30 de agosto e 12 de setembro de 2016, percorrendo quatro estados, dez cidades visitadas, 2300 quilômetros. Os curadores do tiveram encontros com os artistas: Adriano Brito, Guto Bitu, Carlos Henrique (Crato/CE), Nilo, Abraão Batista, Stênio Diniz (Juazeiro/CE), J.Borges (Caruaru/PE), Maurício Castro e Lourenço Gouveia (Recife/PE), José Costa Leite (Condado/PB).

 

Clique aqui para mais informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.