8 de outubro de 2018

Ciro descarta apoio a Bolsonaro

Ciro Gomes comenta resultado das eleições (Foto: Júlio Caesar)
Fora do 2º turno, o candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) não se posicionou oficialmente para a próxima etapa desta eleição, mas fez aceno ao petista Fernando Haddad. Questionado sobre quem apoiaria, afirmou: "Uma coisa eu posso adiantar, minhas história de vida é de defesa da democracia e contra o fascismo. Ele não, sem dúvida". Ciro falou rapidamente com os jornalistas após o resultado, na noite de ontem, em frente ao seu apartamento, na Praia de Iracema.

Ciro disse que deve oficializar posicionamento em breve e que a situação exige cautela, pois "representa um conjunto muito grande de forças". No Ceará, ele figurou com o primeiro lugar na corrida presidencial, com 40,98% dos votos válidos, totalizando 1, 99 milhão. Já no cenário nacional, ficou em terceiro lugar, com mais de 13 milhões de votos, atrás de Fernando Haddad (PT), com 30 milhões de votos. Bolsonaro teve quase 50 milhões.

O pedetista demonstrou tranquilidade com o resultado e agradeceu ao eleitorado cearense, afirmando que o "Ceará é um estado politizado". "Estou cheio de gratidão pelos milhões de brasileiros que aceitaram minha mensagem. Especialmente agradecido pelo Ceará, que é o estado que me conhece de perto, sabe dos meus defeitos, das minhas humanidades e me deu uma vitória absolutamente extraordinária", acrescentou.

Durante coletiva, Ciro respondeu, em tom de brincadeira, a um manifestante pró-Bolsonaro que gritou o nome do candidato enquanto passava pelo local. Ciro devolveu com uma gíria cearense: "Aí dento". Interrogado sobre quando iria assumir posição, brincou: "Vou tomar uma para espalhar o sangue e amanhã a gente fala".

Ciro Gomes acompanhou a apuração dos votos em casa, na Capital, e seguiu ao lado do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), e do irmão, Cid Gomes, para celebrar a eleição com folga de Camilo Santana (PT) ao Governo, e de Cid ao Senado Federal. "Eu vou agora comemorar a vitória do Camilo, que é uma vitória superlativa, e do Cid Gomes, que é o meu orgulho", avaliou.

Com informações portal O Povo Online

Confira a apuração final para Presidente no Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.