3 de outubro de 2018

A expectativa dos partidos para eleger deputados estaduais e federais


No próximo domingo, os eleitores cearenses definirão quem ocupará as 46 cadeiras da Assembleia Legislativa e 22 das 513 vagas na Câmara de Deputados. Às vésperas da eleição, diretórios dos partidos calculam as chances de seus candidatos, fornecendo base para estimativas de como serão compostas as bancadas. Além das próprias siglas, alguns cálculos levam em consideração as coligações entre elas. Maioria dos dirigentes avalia campanha como positiva.

O jornal O POVO ouviu representantes de dez partidos (Pros, PDT, PDT, DEM, SD, PT, MDB, PR, Psol, PCdoB e PSL) e apurou a expectativa de eleição para a Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa.

As projeções das dez siglas consultadas vão de um a seis candidatos eleitos para a Câmara dos Deputados e de dois a 16 para a Assembleia Legislativa.

Entre as siglas consultadas, o PDT é a que tem expectativa de eleger mais candidatos. Segundo André Figueiredo, presidente estadual da legenda, o partido espera "fazer" seis deputados federais e 16 deputados estaduais. Quando são consideradas as alianças da sigla, o cálculo cresce para 20 deputados estaduais e 8 federais. Nas proporcionais para a Assembleia, o PDT está coligado com DEM e PR; já para o pleito à Câmara, as alianças do partido incluem PTB, DEM, PSB, PRP, PPL.

Integrando a mesma coligação, o DEM é, dos partidos consultados, o que estima eleger menos deputados no Ceará, sendo 2 estaduais e 1 ou 2 federais. Entretanto, o secretário estadual da legenda Antônio Ney considera que são boas chances. "Sem dúvida tem sido feito um bom trabalho a nível de Interior e de Capital". afirma. 

ESTIMATIVAS DAS SIGLAS:

PARA A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO CEARÁ
MDB: 4 a 5
PCdoB: 3
PDT: 16 DEM: 2
PR: 3
Pros: 3 ou 4
PSL: 4
Psol: 4
PT: 4 a 5
SD: 2
Soma das estimativas: 48

PARA A CÂMARA DOS DEPUTADOS
DEM: 1
MDB: 1 a 2
PCdoB: 2
PDT: 6
PR: 2
Pros: 3 ou 4
PSL: 2
Psol: 1
PT: 4
SD: 1 a 2
Soma das estimativas: 26

Com informações portal O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.