16 de outubro de 2018

Os deputados com maior votação em seus domicílios eleitorais


O médico Guilherme Landim e o empresário Genecias Noronha, candidatos a deputado estadual e deputado federal, respectivamente, foram os que receberam os maiores percentuais de votação em seus domicílios eleitores. Ambos governaram seus municípios por duas gestões, Guilherme é ex-prefeito de Brejo Santo e Genecias foi prefeito do Parambu.

Em Brejo Santo, município com cerca de 33 mil eleitores, mesmo com tamanha diversidade, mais de 19,1 mil (três a cada quatro) eleitores resolveram renovar voto de confiança à tradicional família Landim para alçar o médico Guilherme Landim (PDT) à Assembleia Legislativa  no último dia 7 de outubro..

Eleito com mais de 75% dos votos de Brejo Santo, Landim chegou quase à mesma proporção da vitória folgada de Camilo Santana (PT) no Estado, com 79,96%. Camilo, no entanto, disputava a preferência do eleitor com bloco de 24 partidos e contra outros quatro candidatos. Sozinho no município, Guilherme concorria com 596 candidatos.

Mais do que a eleição do médico em si, a vitória esmagadora no município representa sucessão política de seu pai, o ex-deputado Wellington Landim, em Brejo Santo. Falecido em 2015, Wellington venceu no município em 2014 com mais de 63% dos votos. Com a morte do deputado, a aprovação popular aumentou ainda mais.

A informação tem base em levantamento do jornal O POVO com dados nos resultados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além de Brejo Santo, Guilherme também conseguiu mais de 50% dos votos de outros dois municípios da região, Jati e Porteiras.

Na disputa por vagas na Câmara dos Deputados, maior hegemonia foi a de Genecias Noronha (Solidariedade) em Parambu, onde o parlamentar mantém vitórias expressivas há vários anos. No município, o deputado esmagou os outros 264 oponentes com 68,50% dos votos válidos.

Em 2014, ele conseguiu índice ainda maior, de 76,3%. A liderança de Genecias em Parambu se reflete também na disputa pela Assembleia, onde a sua esposa, Aderlânia Noronha, também do Solidariedade, foi reeleita para novo mandato com 62,53% dos votos válidos.

No portal O POVO Online, você pode conferir gráficos que ilustram as votações dos principais vitoriosos. Clique aqui e confira os gráficos.

Com informações portal O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.