5 de dezembro de 2020

Ceará já registra óbitos por Covid-19 em todos os municípios

Com o registro da primeira morte por Covid-19 em Antonina do Norte, a 449,9 quilômetros de Fortaleza, todos os 184 municípios do Ceará passam a contabilizar óbitos pela doença. Informação sobre o município veio no novo boletim epidemiológico semanal da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Documento segue apontando crescimento de casos confirmados no Ceará.

Segundo Magda Almeida, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, o crescimento é puxado, principalmente, pela macrorregião de saúde de Fortaleza, que envolve 44 municípios, incluindo a Capital. "A positividade dos exames continua alta nas Upas, principalmente, acima de 50%. Mas, a positividade no geral tem se mantido em torno de 30%".

Atualização da plataforma IntegraSUS às 11h07 desta sexta-feira, 4, informa que em todo o Ceará já foram confirmados 303.868 casos de Covid-19. São ainda 9.683 mortes e 253.097 pacientes recuperados. A letalidade da doença está em 3,2% e já foram realizados 1.188.776 exames para detectar o novo coronavirus.

Conforme dados apresentados pelo Ministério da Saúde (MS) no painel interativo sobre a pandemia e atualizados às 18 horas da última quinta-feira, 3, o Estado tem a quarta maior taxa de incidência de Covid-19 entre os nove estados do Nordeste, registrando 3.320 casos acumulados da doença para cada 100 mil habitantes. Fica atrás apenas de Sergipe (3.990 casos/100 mil hab), Piauí (3.944) e Paraíba (3.665).

A incidência de casos por 100 mil habitantes, dessa vez diária e não apenas acumulada, é um dos indicadores utilizados pela Sesa para mensurar níveis de alerta em cada localidade do Estado. Os níveis de alerta passaram a ser divulgados no último dia 3 e são elencados de 1 a 4, em que 1 é chamado de "novo normal", 2 é "moderado", 3 é "alto" e 4 é "altíssimo". Na última quinzena, entre os dias 15 e 28 de novembro, apenas 34 dos 184 municípios cearenses apresentaram nível de alerta considerado baixo em relação a novos casos, novos novos óbitos, testagens positivas e ocupação de leitos.

Entre eles estão Itapajé, Pacoti e Paraipaba. Nessa classificação estão as cidades em que menos de 25% dos testes RT-PCR resultam positivos, menos de 30% dos leitos Covid estão ocupados e a taxa de letalidade da doença (número de óbitos dividido pelo número de casos) é inferior a 1. Embora com realidades mais leves que no restante do Estado, há tendência de aumento de indicadores em parte dos locais considerados "novo normal".

Outras 97 cidades, como Crato e Quixadá estão em alerta "moderado". Entre 25% e 49,9% das pessoas testadas nesses locais têm apresentado resultado positivo. Além disso, entre sete e oito a cada 10 leitos de UTI estavam ocupados no período analisado. Já o risco "alto" foi identificado em Fortaleza, Sobral e mais 31 cidades cearenses. Finalmente, 21 municípios, incluindo Juazeiro do Norte e Tianguá, têm risco "altíssimo": mais de 75% dos exames resultam positivo, a letalidade pela doença está igual ou superior a 3 e mais de 95% dos leitos de alta complexidade estão ocupados.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Vacinas não significam “zero Covid”, alerta OMS

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.