12 de dezembro de 2020

Brasil ultrapassa a marca de 180 mil óbitos por covid-19

 

O Ministério da Saúde confirmou ontem (11/12) mais 672 mortes e 54.428 infecções pelo novo coronavírus. Com isso, o Brasil ultrapassa a triste marca de 180 mil óbitos por covid-19 desde o início da pandemia. Até o momento, a doença já fez 180.437 vítimas no Brasil, que também soma 6.836.227 de diagnósticos positivos do novo vírus.

Hoje (12/12), o país fechará a 50ª semana epidemiológica e caso registre a média de infecções e óbitos — de 43.180 casos e 639 mortes calculados pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) —, ultrapassará os números da 49ª semana epidemiológica, a última concluída.

Para superar a marca, o ministério teria de registrar um acréscimo de 27.856 diagnósticos positivos e 258 mortes. Por isso, o país deve ver mais uma vez o aumento de casos entre as semanas epidemiológicas. A alta de infecções e mortes já é vista desde a 47ª semana.

O ritmo de crescimento faz com que o país fique cada vez mais próximo das 200 mil mortes, marca negativa que, no mundo, apenas os Estados Unidos já ultrapassaram. São 294.144 óbitos pela covid-19, segundo a Universidade Johns Hopkins.

Ontem (11/12), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, reconheceu que a pandemia do novo coronavírus ainda não acabou e prossegue. "A pandemia não acabou. Ela prossegue, vamos conviver com o coronavírus. Vamos chegar próximos a uma normalidade quando tivermos as vacinas, os antivirais que combatem efetivamente a doença", disse durante a inauguração da Maternidade Célia Câmara, em Goiânia.

A afirmação vai na contramão da declaração feita pelo presidente Jair Bolsonaro sobre o Brasil viver um “finalzinho de pandemia” do novo coronavírus.

Com informações portal Correio Braziliense

Leia também:

 

Ministério da Saúde nega confisco de vacinas adquiridas pelos estados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.