22 de fevereiro de 2021

Governador anuncia mais leitos de enfermaria e UTI para Covid-19 no Ceará

A ampliação é uma resposta à alta taxa de ocupação de UTIs no Estado (Foto: Reprodução/Facebook)

Em meio a um cenário de agravamento da pandemia no Ceará, o governador Camilo Santana (PT) anunciou ontem (21/02) a abertura de mais de mil leitos de enfermaria e Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) exclusivos para Covid-19 até o fim de março. “Temos feito todos os esforços possíveis para acolher e proteger nossos irmãos e irmãs cearenses. Mas reforço que a abertura de leitos tem um limite”, alertou Camilo nas redes sociais.

Segundo a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), 464 desses leitos serão de UTI, dos quais 316 destinam-se a Fortaleza. A ampliação é uma resposta à alta taxa de ocupação de UTIs no Estado: no domingo, ela alcançou o valor de 91,08%. Na sexta-feira, 19, a taxa era de 89,09%. Os dados são da plataforma IntegraSUS, atualizada às 18h05 de ontem.

A prioridade de equipamentos para a Capital reflete a distribuição de lotações máximas entre as unidades de saúde. Das 62 que estão atendendo pacientes com Covid-19, 13 já alcançaram 100% de ocupação na UTI; nove delas são de Fortaleza. Ainda, três delas - os hospitais São Carlos, São Vicente e Uniclinic, todos na Capital - enfrentam ocupação máxima de UTIs e enfermarias.

Há ainda os hospitais que estão se aproximando do limite no Município. Cinco unidades de saúde já ultrapassaram os 90% de ocupação de UTIs: o Hospital Geral De Fortaleza (HGF), o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), o Hospital Leonardo Da Vinci (HLV), o Hospital Antônio Prudente e o Hospital Regional Unimed.

Com a ampliação até 31 de março, Fortaleza deve totalizar 658 leitos de UTI e 858 de enfermaria. Mas enquanto a abertura não chega, o Governo do Ceará recorreu aos equipamentos do Hapvida. Desde sábado, 20, o Estado ocupa 200 leitos de UTI e enfermaria do hospital privado. A princípio, os leitos estão cedidos durante 30 dias e o valor de indenização pelo poder público para o Hapvida será apurado após o uso das instalações.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Em 24 horas, Ceará registra 2.215 novos casos de Covid-19


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.