2 de maio de 2014

Distrito São Romão comemora 50 anos de instalação

Um documento resgatado pelo Núcleo Gestor da Escola Municipal Joaquim de Morais comprova que o Distrito São Romão foi instalado oficialmente no dia 02 de maio de 1964. O histórico documento cita a Lei Estadual Nº 6.796 de 20 de novembro de 1963 que elevou a categoria de Distrito o povoado do São Romão.

O diretor da Escola Antonio Clécio de Sousa informou que o livro com a Ata da instalação do Distrito foi encontrado na residência do ex-vereador Maximino Ferreira de Lima e atualmente encontra-se na Escola para análise dos professores e estudantes. 

Como parte das comemorações o professor Dhony Nergino, coordenador da Escola, publicou um resumo da Ata de instalação do Distrito no Blog do Vale São Romão sendo que a mesma foi compartilhada, curtida e comentada por vários altaneirenses.

“Era o dia 02 de maio de 1964, no início da Ditadura Militar e o povoado São Romão estava em festa, neste dia as 15:00 sob a Presidência do Prefeito Francisco Bispo de Assis era lavrada a ata de Instalação do Distrito São Romão, a “recém nascida Altaneira” via nascer naquele momento o seu Primeiro e Único Distrito até hoje, testemunhas daquele histórico dia, muitos já cumpriram com o seu papel aqui e muitos ainda presente entre nós, são a certeza em suas assinaturas que o empenho e a vontade de conseguir o que almejamos é possível,” escreveu o professor  Dhony Nergino.

O texto cita as autoridades presentes, o rito da solenidade e declaração formal, do então prefeito Municipal, Francisco Bispo de Assis. No blog ainda foi publicada imagens da Ata de instalação.


O prefeito Delvamberto Soares compartilhou uma foto panorâmica na rede social Facebook com a seguinte Mensagem:
"Hoje é um dia muito importante para a comunidade do são Romão, nesta data segundo descoberta do núcleo gestor da escola Joaquim de Morais, em 02 de Maio de 1964 período que se iniciava a ditadura militar deu-se a fundação do distrito São Romão. Graças ao diretor Antonio Clecio, Dhony Nergino juntamente com outros professores e alunos descobriram Ata que relata a instalação do distrito. Tenho a consciência de ter feito muito por esse querido distrito e em muito breve novas estruturas serão realizadas para um melhor conforto de todos. Parabenizo pelo o aniversário de 50 anos, e mantenho o compromisso de sempre buscar fazer sempre mais por essa comunidade e sua gente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.