21 de maio de 2014

Educação de Altaneira recebe Prêmio Escola Nota 10

Comitiva de Altaneira com o secretário de Educação no Centro de Eventos (Foto: João Alves)
Em solenidade com a presença do governador Cid Gomes, do ministro da Educação, Henrique Paim, do secretário da Educação do Ceará, Maurício Holanda, deputados e prefeitos de quase todos os municípios do Estado do Ceará foi entregue as escolas selecionadas o Prêmio Escola Nota Dez, do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) e do Programa Aprendizagem na Idade Certa (Paic +5). Neste programa foram avaliadas as crianças do 2º e 5º anos do ensino fundamental das escolas públicas. 

Segundo dados da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) dos 184 municípios cearenses, 90% (166) apresentaram nível desejável de alfabetização dos seus estudantes em 2013 e 81,6% dos estudantes acabaram o 2º ano do Ensino Fundamental alfabetizados. 

A classificação é resultado do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do 2º ano (Spaece-Alfa), divulgado ontem pelo Governo do Estado, no Centro de Eventos.

A classificação considerada desejável significa que os alunos adquiriram competências mais complexas de leitura e são capazes de compreender o texto. Já o nível suficiente representa um nível de habilidades básicas, mas com leitura mais fluente e maior familiaridade com textos mais longos.

O Spaece envolve alunos do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental, avaliando a proficiência em português e matemática, no caso do 5º ano. Segundo a Seduc, a avaliação contou com a participação de 99.569 alunos do 2º ano e 122.526 do 5º ano de 4.550 escolas públicas.

O ministro da Educação, Henrique Paim, ressaltou o Ceará como referência nacional para diversas políticas da Educação Básica, citando o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O Pacto foi inspirado no Projeto de Alfabetização na Idade Certa (Paic), lançado pelo Ceará em 2007. Outro ponto enaltecido pelo ministro foi a mobilização e articulação entre Estado e municípios, o que permite resultados positivos para a educação.

O governador Cid Gomes (Pros) ressaltou o alcance de 90% do que é desejável na alfabetização das crianças. O governador admitiu que ainda é preciso melhorar para equiparar as oportunidades entre os alunos da escola pública e da particular. “Esse programa (o Paic) revolucionou a educação, principalmente naquilo que é a base, que é a alfabetização”, afirmou.

Cid também se disse emocionado por essa ter sido sua última solenidade do Spaece. Ele deixa o Governo em dezembro. “Mas, quando tiver meus netos, vou poder dizer com muito orgulho que a educação pública mudou. E foi uma transformação espetacular enquanto fui governador.”

As escolas com melhores resultados no Spaece-Alfa e no Spaece 5º ano receberam o Prêmio Escola Nota 10, que está em sua sexta edição. Foram 150 escolas premiadas pelos resultados no 2º ano e 95 pelas notas da avaliação do 5º ano. As escolas recebem R$ 2 mil por cada aluno avaliado no Spaece, divididos em duas parcelas.

Pela primeira vez na sua história Altaneira tem uma Escola Nota 10 e uma comitiva liderada pelo prefeito Delvamberto e o secretário Deza Soares, participaram da solenidade de entrega do Prêmio. 

Clique aqui para mais informações sobre o “Prêmio Escola Nota Dez”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.