15 de maio de 2014

Milhares de prefeitos marcharam para o Congresso Nacional

Prefeitos e assessores na marcha em Brasília (Foto: CNM)
Cantando o hino nacional e com palavras de ordem, milhares de prefeitos se concentram na rampa do Congresso Nacional, em Brasília, nesta quarta-feira, 14 de maio. Revoltados com a ausência da presidente da República Dilma Rousseff, e dos ministros, na XVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

Apesar de terem sido recebidos pelo presidente do Senado Federal, Henrique Eduardo Aves (PMDB-RN), com tapete velho, os gestores municipais afirmavam: queremos respeito. 

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, voltou a reiterar que os prefeitos esperam do Congresso e dos parlamentares a votação da Proposta de Emenda a Constituição (PEC) que aumenta em mais 2% o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O Fundo é Constitucional e tem um efeito redistributivo, quanto menor o Município mais ele recebe, e a tem mais de 4 mil Municípios que tem o FPM como sustentação de suas políticas. Essa é uma das nossas lutas, disse Ziulkoski. Ele também voltou a reiterar a reivindicação de decisão dos royalties por parte do Supremo Tribunal Federal (STF).

Os gestores municipais que participam da XVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios se reuniram no auditório Petrônio Portela na tarde desta quarta-feira, 14 de maio, após grande manifestação em frente ao Congresso Nacional e no Salão Verde da Câmara dos Deputados. O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, liderava o movimento e o debate.

Os prefeitos aguardavam que alguns deputados e senadores fossem até o auditório ouvir as reivindicações dos Municípios. Porém a senadora Ana Amélia (PP-RS) foi à única parlamentar a se pronunciar.

Na tentativa de acalmar os gestores Ziulkoski explicou que o prefeito que vem na Marcha com a intenção de conseguir recursos imediatos está enganado. Ele destacou que em vários anos de movimento as pautas já atendidas foram consequência de muita luta.


Com informações Portal da CNM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.