23 de abril de 2017

Agricultores participam do lançamento do PNAE em Altaneira

Prefeito, presidente da Cooperativa e secretários no evento (Foto: João Alves)
Cerca de 22 agricultores e agricultoras altaneirenses ligados a uma cooperativa econômica de caráter regional participaram na manhã da última quinta-feira (20/04) no auditório da Escola de Ensino Fundamental 18 de Dezembro, do lançamento Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE).

O evento que contou também com participação de estudantes, professores (as), coordenadores (as) escolares, da diretora da instituição acima referida, a professora Valneir Costa, do presidente da Câmara Municipal, o vereador Antonio Leite, do prefeito e vice-prefeito, Dariomar Soares e Charles Leite, respectivamente, da secretária de Educação, Leocádia, do secretário de Governo, Deza Soares e do anfitrião, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Ceza Cristóvão, visava o lançamento oficial do PNAE no município.

Para João Bel, representante dos (as) agricultores (as), o fato da administração aderir ao programa se configura como uma ação de reconhecimento do homem e da mulher da roça como aqueles e aquelas que contribuem de forma decisiva para o crescimento econômico do município. É um ato de reconhecimento da importância daqueles e daquelas que são os principais responsáveis por colocar alimentos nas residências. Ainda segundo João Bel, o PNAE permite que os agricultores tenham mais segurança e se mantenham organizados.

Diassis, presidente da Cooperativa dos Agricultores e Empreendedores Familiares Rurais do Cariri (Coopaefarc), ao reforçar as palavras de seu antecessor, chamou a atenção para o fortalecimento do vínculo entre a cooperativa com seus membros e desta com a administração, pois é desse vinculo que a agricultura familiar no município crescer, ajudando não só a cooperativa, mas seus filhos e filhas.

Ao fazer uso da palavra o prefeito arguiu sobre a importância do programa para as famílias altaneirense ao gerar renda, além de ser uma política agrícola, de saúde e de educação que contribui para melhorar a qualidade da merenda escolar. Dariomar mencionou ainda que o município poderá em breve de mais um instrumento que fortalecerá a agricultura familiar e colaborará no enfrentamento da fome. Trata-se do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

De acordo com o Ceza Cristóvão, o evento em particular e o PNAE de forma ampla valoriza os agricultores e que o município irá cumprir o que diz a lei. Irá utilizar os 30% dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a compra de alimentos produzidos diretamente pelos agricultores e agricultoras familiares altaneirenses, através do programa em discussão, chegando, pois, o contrato firmado entre o município e a cooperativa a um montante de R$ 240.000, 00.

Ainda usaram a palavras, o vice-prefeito, a secretária de educação, o presidente da câmara, a diretora da escola Disneilândia, a nutricionista e a coordenadora municipal do PNAE.


Com informações Assessoria de Comunicação do Governo Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.