30 de abril de 2017

O Governador do Ceará e os prefeitos de Fortaleza e Sobral decretaram Luto Oficial pela morte de Belchior

O cantor e compositor cearense Belchior em 1999, quando lançou
o álbum duplo "Auto-Retrato", em São Paulo (Foto: Cleo Velleda)

O cantor e compositor cearense Antonio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes morreu na manhã de ontem (29/04) na cidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. Segundo apuração da equipe do jornal O Povo, a morte foi causada por uma parada cardíaca. As principais lideranças políticas do Estado do Ceará lamentaram a morte do cantor. 

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, foi um dos primeiros a se manifestar sobre a morte de Belchior. Em nota publicada nas redes sociais afirmou que "a cultura musical cearense e de todo o País, assim como outras expressões das nossas artes, perde uma das suas mais marcantes personalidades. Não há como aferir o tamanho dessa perda que, infelizmente, encerra um longo e grave período de ausência de Belchior entre nós".

O Prefeito manifestou, ainda, "solidariedade aos parentes, amigos e fãs e a eterna gratidão por este cearense ter trazido ao mundo uma poesia transcendente em todos os seus aspectos". Roberto Claudio decretou luto oficial de três dias em Fortaleza.

Ivo Ferreira Gomes, prefeito da cidade de Sobral, terra natal de Belchior, também decretou luto oficial de três dias no município. "Foi com profundo pesar que recebi a notícia da morte do cantor e compositor sobralense Belchior. Desejo conforto aos seus familiares, amigos e fãs”, escreveu Ivo Gomes.

O senador Tasso Jeireissati (PSDB-CE) foi outro que falou sobre a perda. "Hoje, o Brasil e o Ceará amanhecem mais tristes, com a perda de um dos maiores nomes da música popular brasileira. Belchior percorreu o mundo com um violão e frases fortes para falar de realidades nunca perfeitas, trazendo, a todos nós, grandes emoções. Que Deus possa dar paz e serenidade a seus familiares e a todos aqueles que, de certa forma, tiveram suas vidas tocadas pelas palavras deste grande poeta".

O governador Camilo Santana também lamentou a morte do cantor e decretou luto oficial de três dias no Estado.

"Recebi com profundo pesar a notícia da morte do cantor e compositor cearense Belchior. Nascido em Sobral, foi um ícone da Música Popular Brasileira e um dos primeiros cantores nordestinos de MPB a se destacar no País, com mais de 20 discos gravados. O povo cearense enaltece sua história, agradece imensamente por tudo que fez e pelo legado que deixa para a arte do nosso Ceará. Que Deus conforte a família, amigos e fãs de Belchior. O Governo do Estado decretou luto oficial de três dias” escreveu Camilo Santana.

No ano passado o jornal O Povo lançou um projeto com caderno especial em homenagem aos 70 anos cantor e compositor cearense.

Com informações portal O Povo Online


Clique aqui e confira a matéria sobre o lançamento do projeto em homenagem aos 70 anos de Belchior

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.