6 de abril de 2023

Espetáculos da Paixão de Cristo acontecem no interior do Estado

Pacatuba realiza 49ª Paixão de Cristo de Cristo (Foto: Reprodução/Facebook)

Tradição nas programações que marcam a Semana Santa, os espetáculos que narram a história de Jesus Cristo continuam sua trajetória em outras regiões do Ceará. A 49ª Paixão de Cristo de Pacatuba, por exemplo, está marcada para ter a primeira apresentação na quinta-feira, 6 de abril, a partir das 19 horas.

Com aproximadamente 300 pessoas envolvidas na preparação, a apresentação conta com oito cenários montados no Centro da cidade. Os ensaios da peça tiveram início ainda em janeiro, com a convocação do elenco e o desenvolvimento de ideias.

Como conta o diretor do espetáculo, Eduardo Silva, a peça possui duração de três horas aproximadamente, seguindo o “padrão dos acontecimentos da história” narrada na Bíblia Sagrada. Contudo, ele explica que ainda assim são realizadas inovações e que ele não tem “medo de arriscar”, tendo confiança do elenco e produção. “Devemos surpreender o público, então, sim, fazemos inovações na maneira de mostrar e contar a história. Este ano temos bastante novidades”, sustenta o diretor.

Na cidade de São Gonçalo do Amarante, o Grupo Artísticos Apóstolos de Cristo (GAAC), formado por moradores do distrito Violete, leva para a população o espetáculo Paixão de Cristo - Nova Terra. Com 9 anos de apresentações, a primeira deste ano está marcada para acontecer no dia 6 de abril, quinta-feira, a partir das 18 horas.

Com o protagonismo da comunidade para contar a passagem de Cristo pela terra, a peça também é composta totalmente por voluntários. Segundo o produtor Lucivan Moura, oficinas são feitas para auxiliar na montagem e encenação do espetáculo. Ele também destaca a importância da comunidade se voluntariar e participar. “Ali abrimos a cultura para novos caminhos. Por esses caminhos tortuosos que sabemos que existem. Na nossa comunidade vemos que nesse momento conseguimos trazer os jovens, as crianças e os adultos para uma outra dimensão que é a arte”, pontua.

Ele também reforça a importância do apoio de instituições privadas e públicas e para o espetáculo que anualmente gera expectativa nos moradores do local, que buscam saber como irá funcionar e quais oficinas irão acontecer. “É muito importante que os incentivam venham para que não só a Paixão de Cristo, mas como também a cultura popular, se estabeleça, crie raízes e jamais termine”

Já no município de Aracati, a Paixão de Cristo da praia da Quixaba acontece na sexta-feira, 7 de abril, a partir das 16 horas. O espetáculo irá percorrer às principais vias da cidade. Segundo um dos diretores gerais do espetáculo, Bruno Brasil, um dos objetivos da produção é está sempre apresentar um espetáculo que “emocione e encante o público”

O espetáculo é formado por moradores da praia, de crianças a idosos O diretor destaca que “o intuito é fazer da arte uma forma de inclusão e evangelização". Todos trabalham de forma voluntária”. Ele reforça que o roteiro continua o mesmo ao longo dos anos e que através da encenação podemos enxergar de maneira mais realista momentos da vida de Cristo. O evento também ajuda a “valorizar a cultura e tradições locais, contribuindo para a preservação da identidade da região”

“A Paixão de Cristo de Quixaba é um espetáculo que vai além da encenação histórica bíblica. Ela apresenta a união, a identidade e a cultura da comunidade local, além de ser um momento de celebração, reflexão e emoção para todos que assistem”, finaliza Bruno.

Retornando para a capital do Estado, o bairro Ellery recebe na Sexta-Feira Santa, 7 de abril, a apresentação da Paixão de Cristo em suas principais ruas. Organizado pelo Grupo Sagrada Família da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, a apresentação ocorre há 27 anos e neste ano contará com 5 cenários nas ruas. Com início às 7 horas da manhã, a apresentação tem duração prevista de 2 horas. Com ampla participação de moradores da comunidade, a apresentação também engaja crianças e jovens em suas atividades, contribuindo de maneira cultural na formação deles.

Com informações portal O Povo +

Leia também:

Espetáculo propõe diálogos com ancestralidades de mulheres do Cariri

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.