20 de outubro de 2012

Baterias, carregadores e mitos

Espere seu notebook ou celular descarregar completamente antes de recarregá-lo. Assim, sua bateria não fica “viciada” e dura mais. Certo? Errado!

Essa regra funcionava para as antigas pilhas (de níquel-cádmio), mas não faz nenhum sentido no caso das atuais (de íon-lítio), usadas na maioria dos gadgets de hoje.

Esse é apenas um, entre muitos mitos que circulam sobre como preservar a vida de suas bateriaas.

Separamos algumas dicas para, de fato, prolongar a vida de seus aparelhos eletrônicos:

1- O calor é um veneno  para a sua bateria. Evite deixar seus gadgets embaixo do sol, em lugares quentes, ou ainda em superfícies que não permitem circulação de ar, para garantir uma boa ventilação e um refresco para a sua bateria. O clima brasileiro já é ruim o suficiente para ela.

2 - Use os carregadores fornecidos pelo fabricante do seu aparelho. Se você perdê-lo não corra para um camelô, a economia pode sair cara.

3 - Crie o hábito de carregar a bateria apenas até os 80% de carga. Assim, além de fazer ciclos mais curtos, você diminui a chance de causar o superaquecimento que acontece quando ela passa do tempo na tomada.

4 - Esqueça a história de zerar a bateria. A dica é da Universidade da Bateria, empresa americana que faz testes para fabricantes. Seus resultados mostram que recarregar nessa faixa faz a pilha ficar mais tempo a 100% Se você troca seu aparelho uma vez por ano, porém, essa regra não vai fazer diferença.

5- Uma vez por mês use a bateria até zerar. Assim, você calibra o sistema que lhe informa a carga disponível e pode seguir com mais precisão a regra de carregar até 80% e recarregar a partir dos 50%.

Com informações Revista Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.