29 de outubro de 2012

Eleições na Capital: Elmano e PT ocuparão novos espaços

Elmano durante discurso na av. da Universidade após a apuração - foto  Eduardo Magalhães
Após vencer o primeiro turno, Elmano de Freitas (PT) não conseguiu sustentar a façanha e foi vencido pelas forças política e econômicas em sua primeira eleição. Com isso, termina também o ciclo de oito anos de administração do PT na Capital, comandado pela maior incentivadora da candidatura de Elmano, Luizianne Lins (PT). Agora, partido, prefeita e candidato entram em um novo momento.

Para entender como se deu a derrota de Elmano é preciso lançar um breve olhar sobre as poucas e decisivas semanas do segundo turno. No dia seguinte ao primeiro turno, o Jornal O POVO já mostrava algumas dificuldades que Elmano encontraria para manter-se à frente. A estrutura de campanha menor que a do adversário era um deles. A dificuldade de conseguir apoios era outra – em contrapartida ao amplo arco de aliança de Roberto Cláudio (PSB).

Um dos maiores trunfos era a vinda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o palanque, que, porém, não surtiu o efeito esperado. Assim, mesmo sem cometer grandes erros, a estratégia mostrou-se incapaz de garantir a dianteira na disputa.

Aos 42 anos, Elmano certamente ainda tem um longo futuro político pela frente – ontem, no entanto, ao discursar pela primeira vez como candidato vencido, ele disse não ter pretensões por outros cargos eletivos, por enquanto. “Vou continuar advogando no movimento popular”, afirmou. Embora ele saia da eleição maior que entrou, provavelmente não alcançará status de nova liderança no partido, o que ocorreria naturalmente caso tivesse saído vitorioso.

Luizianne Lins terá pela frente uma situação delicada para administrar. Com uma ascensão política rápida – de vereadora, passando à deputada estadual e depois à prefeita em menos de uma década – ela colecionava êxitos até ontem. A partir de janeiro, estará sem cargo eletivo e sem a força de ter conseguido fazer o sucessor.

Embora ainda deva continuar com considerável grau de influência local, Luizianne deve enfrentar dificuldades para levar em frente aspirações políticas mais elevadas. E tende a enfrentar ainda mais resistência dentro do próprio partido.

Até alguns petistas consideram que a gestão Luizianne é essencialmente concentrada na Democracia Socialista (DS), a corrente interna da prefeita no PT. Agora, as demais correntes e lideranças tendem a reivindicar maior participação e lutar pelo comando da sigla. Porém, ontem a prefeita confirmou que segue no comando estadual do PT pelo menos até novembro de 2013, quando ocorre novo processo de eleição interna.

Na Câmara Municipal, os quatro petistas eleitos são ligados a Luizianne e, por isso, tendem a se opor à administração de Roberto Cláudio. Líderes petistas ouvidos pelo Jornal O POVO ontem, no entanto, preferiram não antecipar a postura dos parlamentares na próxima gestão, apesar de terem destacado o desgaste na relação com o PSB .

No nível estadual, o mais provável é que os petistas permaneçam aliados a Cid Gomes (PSB), mesmo com o esfacelamento que a campanha trouxe para a relação entre ele e a prefeita. Há três secretários petistas na gestão estadual – todos eles ausentes no comitê de Elmano ontem e fortemente criticados por outros colegas de partido. Na Assembleia, dos três parlamentares do PT, o único ligado a Luizianne é Antônio Carlos, que é suplente em exercício.

Durante discurso na av. da Universidade, após a apuração, Elmano 13 agradeceu o apoio de todos que militaram e trabalharam pela sua campanha.

"Meu sentimento é de missão cumprida. Estou muito feliz e agradecido pelo mais de 500 mil votos que recebi hoje. Nós somos um projeto político e vamos seguir nossa luta por uma cidade mais justa" disse o candidato

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.