21 de janeiro de 2014

"A Essência do Vencedor" é tema de palestra na Semana Pedagógica em Altaneira

A Escola de Ensino Fundamental 18 de Dezembro está sendo palco de encontros entre os profissionais da rede municipal de ensino durante a realização da Semana Pedagógica.

A escritora, conferencista, pedagoga, palestrante, pedagoga e especialista em Gestão de Recursos Humanos e Gestão Educacional, Edigleide Rabelo, ministrou palestra auto motivacional tendo como tema “A Essência do Vencedor”.  

Com interatividade e dinamicidade a escritora arguiu sobre a importância de se ter profissionais motivados para além do financeiro como suporte da qualificação do setor educacional. “uma educação de qualidade não pode ser feita por professores que não acreditam no poder de transformação desta. Não há outro meio de mudar o mundo se não por intermédio da educação. Prédios não mudam pessoas. Carros não mudam pessoas. Mas pessoas mudam pessoas” dissertou a palestrante

Ainda sobre a motivação do profissional Edigleide tomou emprestado as palavras de Mahatma Gandhi que dizia “vigie suas palavras porque elas se tornarão atos; vigie seus atos porque eles se tornarão hábitos; vigie seus hábitos porque eles se tornarão seu carácter; vigie seu carácter porque ele será seu futuro”.  Por isso é tão importante estarmos sempre motivados, afinal de conta, arguiu, “a motivação explica ou justifica fatos”.


Para ela não só na educação mas em todas as formas de relações sociais é imprescindível acreditar no nosso propósito e mencionou alguns pontos  importantes nessa relação, a saber, Construir uma Imagem Positiva e Vencedora de si Mesmo; Ter Visão de Futuro; Saber Comunicar-se e Saber Trabalhar em Equipe.

Houve ainda entrega de livros que abordam estratégias no processo de ensino-aprendizagem com público jovem e que outros que demonstram formas na arte de ser feliz.
Antes da palestra discursaram a diretora da escola 18 de Dezembro, Valneir Costa, o Secretário da Educação, Deza Soares, a professora e vereadora Lélia de Oliveira, o prefeito Delvamberto Soares e o Consultor da Educação, o professor Elias Pereira Dantas.

A tarde os professores foram divididos e distribuídos em salas para a participação de oficinas cujo tema central era Plano de Curso em Foco. Os docentes da Educação Infantil trabalharam o tema Afetividade no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil com a professora Rita, doutorando em Ciências da Educação. Em outro espaço os profissionais do 1º ao 5º ano através da professora Cícera Argemiro de Figueiredo desenvolveram a temática Desafios da Formação de Leitores na Escola.  Os do 6º ao 9º, da área de matemática e ciências, ficaram na companhia do professor Ailton. A docente Jáfia ficou com a companhia dos professores das áreas de Portugês, Inglês e Arte. Já os da área de História e Geografia ficaram com companhia da professora Cibele.

A programação da Semana Pedagógica segue até o dia 23, sendo os dois últimos dias destinados exclusivamente aos planejamentos nas instituições de ensino.

Publicado originalmente no Blog da Secretaria Municipal de Educação com fotos de João Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.