18 de janeiro de 2014

Seduc realiza I Seminário Municipal do PNAIC

Professores, Alunos, Secretários e Núcleos Gestores participam do I Seminário Municipal do PNAIC - foto João Alves
A Secretaria Municipal de Educação de Altaneira promoveu na última quinta-feira (16/01), no auditório da Escola 18 de Dezembro, o I Encontro Municipal do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O Seminário tinha por objetivo a conclusão do curso dos professores formadores do PNAIC. 

O Secretário da Educação, Deza Soares, fez uma explanação relatando a importância do programa do governo federal. O titular da pasta arguiu que o encontro foi o primeiro de carácter oficial de massa da educação de Altaneira e que o pacto não se configura apenas entre os governos federal, estaduais e municipais, mas um pacto que se estende para os âmbitos menores, entre as escolas e com a sociedade e é exatamente essa parceria que pode ou não garantir o sucesso da educação, podendo possibilitar a melhora dos índices da educação no município. 

O secretário argumentou ainda que os investimentos nesse setor em 2013 foi mais de 1 (hum) bilhão de reais e o orçamento será incrementado em 2014. Por isso, disse ele, “precisamos valorizar o dinheiro público. necessitamos alfabetizar as crianças e caminhar rumo ao objetivo do programa. Mas alfabetizar com qualidade. Não queremos apenas fazer com que as crianças leia e escreva, mas que essa leitura e escrita seja acompanhadas de interpretação de mundo”.

Durante a cerimônia, a Coordenadora Municipal do PNAIC, Micirlândia Soares, fez um balanço das ações durante o ano de 2013. Segundo ela, no período do ano passado o projeto contemplou alunos do 1º ao 3º ano, envolvendo 2 (duas) escolas, uma da zona urbana e uma da rural.

“Em 2013 trabalhamos na capacitação e formação de professores, para que eles continuem sendo o caminho de levar o melhoramento da educação aos alunos. Participamos e promovemos vários encontros de formação, seminários e palestras, que sem dúvida serviram e servirão como ferramenta teórica na formação destes profissionais e consequentemente ajudarão no desenvolvimento da prática em sala de aula, o que só vem a melhorar no ensino-aprendizagem” falou a gerente. 

Ainda segunda Micirlândia “o PNAIC só veio a enriquecer as ações realizadas junto ao PAIC no município. A Alfabetização das crianças em Altaneira no ano de 2013 foi bem proveitosa, mesmo ante as dificuldades, como por exemplo, o recebimento de crianças fora da faixa. As formações dos professores alfabetizadores em 2014 vão continuar e voltaremos nossas atenções agora para a formação de matemática”.  

Palavras essas que foram reforçadas pela Orientadora de Estudos, Vanusia Fernandes. Para a orientadora O PNAIC possui excelentes materiais e vão continuar a ajudar e muito na educação do município.

O seminário contou também com a palestra ministrada pelo Assessor Pedagógico da Secretaria Municipal da Educação, o professor Elias Pereira Dantas. Na oportunidade, a partir da temática A abordagem das políticas públicas educacionais para o contexto social na contemporaneidade, Elias lembrou que as políticas públicas nasceram dos movimentos sociais e que para tanto exige participação social para que elas surjam e se desenvolvam. Para ele não se pode falar desse tema sem entender a Constituição Federal (CF/88), LDB e o Plano Nacional da Educação. Afinal de contas, “todas políticas públicas são emanadas do estado e implicam em escolhas e decisões”.  Nomes como os de Anisio Teixeira, Darci Ribeiro e Paulo Freire foram lembrados na fala do professor como símbolos dos que luraram pela melhoria da educação.

Elias argumentou ainda sobre os avanços nesse setor e citou a Emenda Constitucional 59/2009 (EC 59/2009) que fala do Plano Nacional da Educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional da educação e frisou o Art 211 dessa emenda que ressalta que “na organização de seus sistemas de ensino, a União, Estados, Distrito Federal e municípios definirão formas de colaboração, de modo a assegurar a universalização do ensino obrigatório”

A professora Leocadia Rodrigues Soares também palestrou sobre Alfabetização e Letramento, sendo uma das mais elogiadas no Seminário.

O evento teve ainda a apresentação de grupos de professores da rede municipal de ensino que trabalharam as temáticas o lúdico, gêneros textuais e a cultura afro-brasileira em sala de aula.

O I Seminário Municipal do PNAIC agregou diversos seguimentos sociais entre vereadores, secretários municipais, além de alunos, professores e núcleo gestores das escolas.

Com informações Blog da Secretaria de Educação

Confira outras fotos do evento:
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.