28 de março de 2015

O Mundo festeja os 500 anos de nascimento de Teresa D’Ávila

Devotos de todo o mundo comemoram hoje (28/03) os 500 anos do nascimento de Santa Teresa de Jesus ou Santa Teresa de Ávila, como é a "Doutora da Igreja".

A pedido do Superior Geral dos Carmelitas Descalços, o Papa Francisco aceitou que nos dias 27 e 28 todas as comunidades carmelitas do mundo, dediquem uma hora de oração pela paz na Terra.  

Está em curso desde 15 de outubro de 2014 uma peregrinação por trinta países dos cinco continentes, das relíquias de Santa Teresa, peregrinação denominada “Caminho de Luz”. Os quatro principais peregrinos e artífices de “Caminho de Luz” encabeçado pelo P. António Gonçalves, foram recebidos quatro dias antes pelo Papa Francisco, o qual beijou o bastão da Santa dizendo com um inconfundível acento argentino “A velha caminha com isto”.

A peregrinação começou pelo Brasil, onde o cajado permaneceu até 25 de outubro e hoje data de seu aniversário de nascimento, a relíquia retorna para Ávila, na Espanha, local onde ela nasceu

Durante a audiência de acolhimento o Papa recordou o 5º. centenário de nascimento de Santa Teresa como exemplo de apostolado exprimindo o desejo de que o seu vigor espiritual estimule a dar testemunhar com alegria a fé.

O acolhimento da parte do Papa representou o momento mais alto dessa longa peregrinação mundial da relíquia de Santa Teresa que se conclui precisamente hoje em Ávila. A partir de abril “Caminho de Luz” iniciará um novo percurso que se prolongará até Julho, passando pela fundações teresianas e outros lugares emblemáticos dos Carmelitas Descalços em Espanha.

Os responsáveis do “Caminho da Luz” conferiram ao Papa Francisco o titulo de “Peregrino de Honra” do Percurso Teresiano “Do Berço ao Sepulcro”. Foi também oferecido ao Papa, em nome da Associação Turismo da Moranha que patrocinou a peregrinação a “Pluma Teresiana 2015” como peregrino modelo da Igreja e como aquele que convida ao caminho de oração de Santa Teresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.