24 de maio de 2019

Petrolina desiste de homenagear Bolsonaro com título de cidadão

Manifestantes lotaram as galerias da Câmara Municipal de Petrolina (Foto: Reprodução/Facebook)
A Câmara Municipal de Petrolina, em Pernambuco, retirou da pauta de votação um projeto que concederia o título de cidadão ao presidente Jair Bolsonaro. A proposta do vereador Elias Jardim (PHS) tinha o objetivo de homenagear o presidente “pelos grandes esforços feitos para retirar o Brasil de uma grande crise”. O projeto constava na pauta da Sessão (23/05), mas não foi a votação.

Manifestantes protestaram em frente à Câmara, segurando cartazes com os dizeres: “Petrolinense Não”. A pressão levou ao adiamento da votação. O caso acontece um dia antes de Bolsonaro embarcar para o Nordeste.

Nesta sexta-feira 24, o presidente inicia uma ofensiva na região em que tem a menor popularidade. A agenda de Bolsonaro terá início em Recife para reunião com governadores dos estados nordestinos, de Minas Gerais e do Espírito Santo. Depois vai a Petrolina (PE), onde entrega imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida e assina ordem de serviços para construção de dois viadutos e duplicação da BR-428.

Na Câmara, o vereador petista Gilmar Santos se manifestou contra o projeto em pauta: “Um título de cidadão petrolinense deve ser concedido a quem presta alguma assistência à cidade e tem alguma projeção na área educacional, cultural, política, esportiva, científica e social. Quando a gente pensa em Bolsonaro, educacionalmente é um ignorante. Culturalmente é preconceituoso e intolerante. Politicamente é incompetente. Socialmente é violento. Esportivamente é perigoso. Como Petrolina vai conceder título de cidadão a um sujeito comprometido em destruir o País? A um sujeito que já declarou ódio aos nordestinos?" indagou o parlamentar

O vereador disse ainda que durante a campanha presidencial, Bolsonaro fez declarações polêmicas sobre os nordestinos, quando questionado se o combate ao preconceito seria uma tônica do governo. “Tudo é coitadismo. Coitado do negro, coitada da mulher, coitado do gay, coitado do nordestino. Coitado do piauiense. Tudo é coitadismo no Brasil, nós vamos acabar com isso”, lembrou o vereador 

Esta semana, a hashtag #NordesteCancelaBolsonaro chegou a ficar entre os assuntos  mais relevantes do Twitter.

Publicado originalmente no portal Carta Capital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.