23 de maio de 2019

Bolsonaro reúne bancada nordestina. Apenas seis cearenses participaram

Encontro com presidente não teve ampla adesão de parlamentares; do Ceará, apenas seis foram (Foto: Reprodução/Twitter)
A dois dias da primeira viagem que realizará para a região Nordeste, o presidente Jair Bolsonaro reuniu, em café da manhã ontem (22/05), a bancada nordestina no Congresso Nacional. O encontro foi mais uma tentativa de aproximação com a região onde obteve menos votos - Bolsonaro não vendeu em nenhum estado nordestino.

Parlamentares divergem quanto à adesão da bancada. Enquanto deputados oposicionistas contabilizam menos de 50 participantes, entre deputados e senadores, o coordenador da bancada do Nordeste na Câmara Federal, Júlio César (PSD), afirmou que participaram do café da manhã 101 parlamentares. A bancada conta com 151 deputados federais e 27 senadores.

"Houve um trabalho de alguns partidos contra a presença, mas no final foi um sucesso", considera Júlio César. Um dos parlamentares cearenses presentes, Capitão Wagner (Pros) avalia que a reunião foi "melhor do que se esperava, porque havia uma expectativa de boicote". Wagner diz que não contabilizou, mas que deveria ter "uma quantidade expressiva", perto de 90 parlamentares.

A participação cearense, no entanto, foi pequena. Apenas cinco deputados e um senador estiveram presentes no encontro - dentre os 25 que integram a bancada do Ceará. Além de Wagner, compareceram os deputados federais , Roberto Pessoa (PSDB), Heitor Freire (PSL), Dr. Jaziel (PR) e Moses Rodrigues (MDB) e o senador Eduardo Girão (Pode).

Na presença de ministros e de interlocutores do governo no Congresso Nacional, o presidente tratou com os parlamentares de diversas pautas de interesse para a região. Dentre elas, o fortalecimento da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

"Outras prioridades destacadas foram a conclusão da Ferrovia Transnordestina e a Transposição do Rio São Francisco", elenca Eduardo Girão. Ele espera que a reunião tenha sido "uma aproximação qualitativa" e que o governo federal passe a dar "a devida atenção aos problemas que afetam o desenvolvimento do Nordeste".

Para Heitor Freire, a reunião de ontem já demonstra uma abertura do presidente para as reivindicações dos parlamentares da região, porque "mostra o compromisso de nosso presidente com o povo nordestino. Mesmo ele mesmo não tendo ganhado aqui, as eleições já passaram e agora ele governa para todos os brasileiros".
  
Com informações portal O Povo Online

Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.